Autoridades de Paverama se reúnem com a RGE em busca de soluções

420
Reunião serviu para esclarecer dúvidas e situações

As constantes faltas de energia e seus transtornos e prejuízos motivam as autoridades de Paverama a buscar respostas junto à concessionária RGE. Na quarta-feira (11/5), o prefeito Fabiano Merence Brandão participou de reunião com representantes da RGE no Vale do Taquari.

A reunião foi marcada, após os problemas ocasionados no dia 3 de maio. Na oportunidade, o município permaneceu das 11h de terça-feira (3/5), até as 8h45 da quarta-feira (4/5) sem o fornecimento de energia elétrica.

Segundo o gerente de Serviços de Campo da RGE, Alexsandro Moraes o motivo da demora foi ocasional. Ele explicou que Paverama tem dois alimentadores: um que vem pelo Bairro Cidade Baixa e tem a sua fonte em Estrela, e outro que vem pela localidade de Morro Azul, que chega ao município pela cidade de Brochier.

O que ocorreu no episódio específico, foi que um acidente na Cidade Baixa, fez com fosse necessário acionar o segundo alimentador, que vem cidade de Brochier, e alimentaria o município via Morro Azul.

Isso funcionou por algumas horas, até que uma árvore caiu sobre os fios, e desligou completamente os alimentadores da localidade. “Com isso, não havia alternativa, a não ser tentar o conserto o mais rápido possível. Como a situação de Morro Azul era mais complexa, decidiu-se resolver o problema na Cidade Baixa primeiro. Por isso, em Morro Azul, a luz acabou voltando somente às 18h”, detalhou Moraes.

Plano de ações

Durante a reunião também foi apresentado um plano que já vem sendo colocado em prática, anunciado pela empresa em março deste ano.

Com o estudo de campo sendo feito em parceria da Administração Municipal de Paverama com a empresa, foram confirmadas a substituição de 186 postes de madeira até o final de junho, e a manutenção na rede elétrica que atende a localidade de Morro Azul.

Em um segundo momento, haverá um trabalho que será executado pela empresa, nas localidades de Linha Brasil, Canto dos Becker e Morro dos Belos, outras regiões que também sofrem com as constantes faltas de energia. Essas obras foram mapeadas como prioritárias pela própria prefeitura e estão tendo andamento por parte da distribuidora.

O prefeito de Paverama, Fabiano Merence Brandão, fez diversos questionamentos aos responsáveis.

“Nós somos a voz da população. Mesmo que, às vezes, recebendo críticas nas redes sociais, sabemos que estamos fazendo o necessário para que os serviços sejam realizados. O processo movido via Ministério Público está transcorrendo, e tão logo as obras prometidas forem saindo do papel, informaremos que vocês estão cumprindo com o que está sendo acordado”, destacou.

Além do prefeito, participaram da reunião o vice-prefeito João Edson de Morais, a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Michele Vargas, e a Secretária de Administração, Taila Monique Pedroso.

Representando a RGE participaram o gerente de Serviços de Campo, Alexsandro Moraes, o coordenador de Obras e Manutenção, Jorge Leandro Pereira, a consultora de Negócios, Juliana Damian, e o analista de Assuntos Corporativos, Roberto Orestes Torres.

Abertura de chamados

A consultora de Negócios, Juliana Damian, explicou que os clientes não estão abrindo chamados no momento que ocorre a falta de energia elétrica. Segundo ela, é de extrema importância que as pessoas lesadas enviem um SMS para o número 27350 com o seu código de cliente, ou uma mensagem via WhatsApp para (51) 9 9955 0002, assim que ocorrer o problema.

“Tudo que é feito, é via central. O programa gera um algoritmo que, no mesmo momento, informa o protocolo e o provável tempo de espera. Não é um ser humano que faz isso, e sim um programa. Todos os clientes são importantes para a empresa, mas para o sistema, um problema que está afetando 10 mil pessoas, não é igual um problema que afeta 2 mil. Há ordens de remessa, e sempre uma equipe é designada para identificar o que está ocorrendo”, esclareceu.

A responsável complementou que uma primeira equipe com um veículo da empresa é enviada ao local de onde partiram os pedidos. Eles verificam a situação, e informam a central se é necessário o deslocamento de outra equipe, ou se conseguem resolver o problema. “Somos questionados que por vezes, uma equipe vem, olha, e vai embora. Não é o que ocorre. Eles identificam o real problema, e após isso informam a central do que é necessário para resolvê-lo”, finalizou.

- publicidade -