Jogos Intercomunitários de Estrela serão retomados

Reunião com representantes de comunidades projeta retorno dos Jogos em sua 22ª edição para o segundo semestre, a fim de dar tempo de mobilizar comunidades a formarem equipes

463
Reunião na sede da Setcel acertou a retomada dos Jogo Intercomunitários já no segundo semestre / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

O fim da pandemia Covid marca igualmente o proporcional retorno de eventos culturais e esportivos, um bom exemplo disso é o retorno dos Jogos Intercomunitários de Estrela.

Sem ser realizada nos dois últimos anos, a competição acertou o retorno das disputas em sua 22ª edição ao longo do segundo semestre, inicialmente com a participação de seis comunidades na disputa de cinco modalidades. Período foi dado para que mais líderes comunitários e moradores projetem a participação, mobilizem atletas e formem equipes visando os Jogos.

Uma reunião introdutória aos jogos foi realizada na noite desta segunda-feira (23/5), na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). O encontro contou com a presença da equipe esportiva da Setcel e representantes de comunidades. Inicialmente ficou acertada a participação de Arroio do Ouro, Costão, São Luís, Linha Geraldo, Novo Paraíso e São Jacó.

Outro acerto tomado foi em torno das modalidades que serão oferecidas: futsal masculino – em cinco categorias; futsal feminino, vôlei misto, bocha e canastra.

Em 2020, a competição chegou a ser organizada e projetava a participação inicial, apenas com as duas primeiras modalidades – canastra e futsal – de mais de 450 atletas de nove comunidades. Mas em razão das limitações impostas pela pandemia Covid, a competição foi cancelada após a disputa das duas rodadas iniciais da canastra.

De acordo com o coordenador de esportes da Setcel, Júlio Saldanha, a retomada dos Jogos é uma requisição dos moradores do interior. “Trata-se de um verdadeiro evento de integração, que é muito valorizado pelos moradores do interior pelas oportunidades de diversão e prática esportiva que oferecem, e dentro desta proposta de retomada de eventos que eram um sucesso até a chegada da pandemia, os Jogos Intercomunitários, com toda a sua tradição, não poderiam ficar de fora”, destaca.

De acordo com o coordenador, grandes avanços foram alcançados com o primeiro encontro. “Nossa reunião foi justamente para colher informações quanto ao interesse das comunidades na retomada das competições, opiniões, propostas, já que são elas parcerias que sempre ajudaram a justificar a popularidade dos Jogos”, resume. Neste sentido tivemos um retorno muito positivo. Seis comunidades já confirmaram presença, outras demonstram interesse, e vamos também tentar mobilizar outros que estiveram ausentes.

Agora damos este prazo para a formação das equipes, termos uma ideia do quantitativo de participantes, assim como um indicativo de em quais modalidades, para então elaborarmos a agenda e tabelas”, frisa. Mais informações já podem ser obtidas no departamento de esportes da Setcel (Rua Marechal Floriano, nº 433, Centro), pelo telefone 3981-1046 ou e-mail.

- publicidade -