Parque da Lagoa de Estrela sedia etapa do Gaúcho de Canoagem

Etapa do estadual da modalidade será realizada neste sábado (28/5) e domingo (29/5), em Estrela, e deve contar com a participação de mais de cem atletas do Estado

801
Etapa ocorrerá neste sábado e domingo, no Parque da Lagoa / Crédito: FS Imagens / Aeca / Governo de Estrela / Divulgação

O município de Estrela volta a sediar o Campeonato Gaúcho de Canoagem A segunda etapa – de um total de oito – da edição 2022 será realizada neste fim de semana no município, tendo como palco o Parque da Lagoa, a partir das 9h.

Mais de cem atletas de seis equipes do Estado são esperados nos dois dias de competição, divididos respectivamente nas categorias das modalidades “canoa velocidade” e “canoa havaiana”.

A competição só não será realizada em caso de chuvas torrenciais, pois como dizem os praticantes, “se molhar para quem pratica canoagem não é problema”.

Até a manhã desta sexta-feira (27/5) eram 110 atletas inscritos representando seis equipes:
Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) – Estrela/Lajeado;
Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena) – Santa Maria;
Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) – São Leopoldo;
Associação Santa Terezense de Canoagem (Astecan) – Santa Teresa;
Guahyba Associação de Canoagem (GAC) – Guaíba.

A delegação anfitriã será a maior presente, com 29 atletas. Hoje são mais de 80 alunos em aulas divididos em dois núcleos: “Estrelas do Rio” (57), em Estrela; e “Remada Ecológica” (25) em Lajeado.

Para o presidente da Aeca, Marco Edson Carvalho da Silva, também presidente da Federação Gaúcha, será um prazer reencontrar atletas e incentivadores da modalidade, além de poder proporcionar outra oportunidade de os atletas da Aeca e de todo o Estado fazerem o que mais gostam em um ar de sadia competição. “Como todo setor, o esporte e a canoagem passaram por dificuldades com a pandemia. Aos poucos vamos retomando o ritmo. Já tivemos em Estrela no ano passado, justamente na inauguração da rampa do Parque da Lagoa, aquela competição que foi muito positiva para a imagem do esporte. Agora é uma nova oportunidade de nossos atletas caírem na água aqui em seu berço e sermos anfitriões de outros que também gostam da canoagem”, diz.

A segunda etapa é especial porque não somente ocorrerá na casa da atual sede da Federação Gaúcha, mas no berço da canoagem de rio, tanto do Estado quanto do Brasil. E essa ligação da canoagem para Estrela e o Rio Grande do Sul é de raiz.

Etapas ainda serão realizadas em Eldorado do Sul; São Leopoldo; Guaíba; Santa Maria, Santa Teresa e Lajeado, a princípio uma por mês, podendo ocorrer alterações.

Para o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), Joel Mallmann, não somente a pluralidade esportiva de Estrela, mas como também a ligação do município com a canoagem e os esportes náuticos devem ser valorizados.

Ele afirma que o município de Estrela sempre apoiará e será parceiro de entidades que promovam práticas esportivas. “Esporte é sinônimo de saúde, bem-estar e qualidade de vida, e é isso que queremos proporcionar aos nossos cidadãos. Além disso, eventos como esse levam Estrela para o cenário estadual de competições, atraindo turistas e dando maior visibilidade ao nosso querido município”, aponta.

- publicidade -