Ganhadores da NFG estão deixando de retirar os prêmios em Estrela

633
Exigência de cadastro no programa e do CPF nas notas fiscais são dois fatores exigidos para concorrer aos sorteios mensais / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

O Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) continua contemplando consumidores do comércio estrelense cadastrados no programa. Na última semana foi realizado, por meio da plataforma estadual, o sorteio de maio que trouxe os quatro novos vencedores.

Dos cinco sorteios realizados até então, 20 pessoas cadastradas no NFG foram contempladas. Destas, sete retiraram seus prêmios, mas outras sete ainda não o fizeram, correndo o risco da perda absoluta que outros seis cadastrados premiados já tiveram.

São quatro prêmios mensais de R$ 150 cada, valores agora depositados diretamente em conta bancária. Os sorteios geralmente ocorrem na última quinta-feira do mês, mas os nomes só são validados aos municípios uma semana depois.

O prazo para identificação e localização dos vencedores, confirmação dos dados e depósito dos valores é de 90 dias. Dos quatro vencedores de maio, três ainda não completaram as etapas. No ano este número sobe para sete sorteados.

E seis contemplados – sorteios de janeiro e fevereiro – já viram o prazo se esgotar e não o poderão fazer mais. Número que pode crescer para oito, pois o prazo para dois dos quatro sorteados de março se esgota dia 29. O sorteio de junho ocorrerá dia 30.

Segundo o departamento de Fiscalização Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda, responsável pelo NFG, diversos motivos contribuem para que os prêmios não sejam validados. A começar pela dificuldade de localização dos sorteados, o que ocorre porque muitas vezes os dados informados na plataforma digital do NFG, como o número de telefone ou endereço, estão desatualizados.

Outro motivo comum é que boa parte dos vencedores são de pessoas de outros municípios que realizaram compras no comércio de Estrela, o que não impede de serem sorteados, assim como de estrelenses serem premiados em outros municípios, o que reforça a importância dos dados estarem corretos e atualizados.

Com premiação local desde julho de 2019, o NFG cresceu em popularidade entre os estrelenses e clientes oriundos de outros municípios ao longo dos dois anos e teve seu edital renovado para 2022. Perdeu um pouco de adesão com o contexto ocasionado pela pandemia, como o período que o comércio ficou fechado, mas aos poucos voltou a receber novos participantes.

Para a Administração Municipal, trata-se de uma ferramenta de incentivo ao comércio do município, além de ser um agregador quando o assunto é o respeito às normas fiscais, já que para concorrer é preciso seguir certas regras, como exigir nota fiscal com CPF.

Entre outras potencialidades, incentiva o comércio local, pois para concorrer aos prêmios do município é preciso que a compra seja realizada em estabelecimento credenciado em Estrela.

- publicidade -