Novo sistema amplia recursos do videomonitoramento em Teutônia

1177
Crédito: Daniel Júnior Hauschild / Divulgação

Com o objetivo de ampliar a segurança pública da comunidade e dos visitantes, o Município de Teutônia apresentou o projeto de implantação do Sistema Cidade Inteligente, que contará com videomonitoramento e cercamento eletrônico.

O Sistema Cidade Inteligente proporciona o serviço de reconhecimento facial, cercamento eletrônico, análise e reconhecimento de veículos por meio da placa de identificação, situação do automóvel em caso de ocorrências policiais (veículos furtados, fuga ou perigo).

Tais dados dependem de convênio específico com o Estado para acesso ao banco de dados.
Após a divulgação, foi iniciada a realização de diversos testes de qualidade de vídeo, reconhecimento facial, leitura de placa e de inteligência artificial (pesquisa de indivíduo no banco de dados).

A escolha dos pontos, assim como a operação do sistema, será realizada integralmente pela Brigada Militar, que está participando desde o início de todas as etapas dos processos de estudos, planejamento, área técnica, verificações e, posteriormente, a sua implementação.

O sistema de segurança conta com a inclusão de postes, câmeras, cabeamento e equipamentos necessários.

O projeto está em fase de conclusão de estudo dos pontos de instalação das câmeras por parte da Brigada Militar e será implementado nas próximas semanas.

O Comandante da 2ª Cia do 40º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar, capitão Fábio Cézar Bilhar, ressalta que não há possibilidade de desenvolvimento sem segurança pública efetiva. “A segurança é essencial em todas as esferas e o maior desafio é o seu aperfeiçoamento contínuo”, aponta.

O capitão destaca que a tecnologia vem ao encontro das necessidades da Brigada Militar e da comunidade. “O município de Teutônia, é a segunda maior cidade do Vale do Taquari e por esse motivo, deve estar atenta aos desafios que esse crescimento impõe, principalmente no que tange à segurança”, reforça. Ele acredita que o Sistema Cidade Inteligente vai contribuir tanto para a prevenção de delitos, quanto para a solução de eventuais crimes que venham a acontecer.

O Secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Pablo Chrestani, enfatiza o empenho de todos os envolvidos na elaboração do projeto, ele afirma que a administração municipal e a Brigada Militar não mediram esforços para que o projeto saísse do papel o mais breve possível.

Chrestani enfatiza que todos têm consciência do quanto o investimento é fundamental para a segurança da cidade e da população e, também, para o trabalho realizado pelos órgãos de segurança pública.

O prefeito Celso Aloísio Forneck destaca a importância do sistema para a segurança da cidade, assim como, para melhores condições do trabalho realizado pela Brigada Militar. Ele confirma que o novo sistema possibilitará diversos recursos importantes para o reconhecimento de pessoas má intencionadas na cidade, e também trará a solução de eventuais ocorrências ou acidentes.

“A nossa administração tem como objetivo que Teutônia cresça de forma organizada, ordenada e, principalmente, segura, tanto para a nossa população, quanto para os nossos visitantes. A Brigada Militar desempenha um trabalho excelente, e de forma organizada no município, e com o adicional destes recursos tecnológicos que apresentaram uma ótima funcionalidade nos testes, poderão trabalhar de forma ainda mais efetiva”, finalizou.

- publicidade -