Programa usa a música como ferramenta de inclusão social em Lajeado

Adolescente Legal com Música completa 12 anos em 2022

315
As aulas são realizadas duas vezes por semana / Crédito: Divulgação

O Programa Adolescente Legal com Música é mantido pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), e conta com estudantes de sete anos até os 17 anos de idade. São oferecidas aulas de violão/guitarra, bateria, saxofone, teclado e percussão.

Além de aprender a teoria musical e a leitura de partituras, os alunos têm aulas de cidadania, onde refletem sobre temas da vida em sociedade, direitos e deveres de forma bem lúdica.

O professor Maurício Antonio Scalco ressaltou o objetivo social do programa na formação de um cidadão consciente e a música como porta para oportunidades de crescimento cultural, e ainda, uma forma de desenvolver o espírito crítico do jovem. “Os alunos se sentem acolhidos e o convívio em grupo é importante para que haja o respeito mútuo. Aqui eles têm a liberdade de perguntar, é um espaço para construção, onde a dúvida pode ser esclarecida”, afirmou.

Adolescente Legal com Música
O programa completa 12 anos de atividades em 2022 e visa incentivar o desenvolvimento da musicalização de crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, e objetiva também propiciar a construção de cidadãos éticos e conscientes, pois cada aluno que nele estuda acrescenta os valores construídos a partir da música na sua comunidade de origem, na escola e em outros ambientes.

Atualmente o programa conta com 30 alunos entre iniciantes, intermediários e que fazem parte da orquestra.

Mais informações
As aulas são gratuitas, assim como a inscrição e a matrícula. Os interessados podem entrar em contato pelo email [email protected] ou telefone (51) 98049-2966 (tarde) e (51) 3011-6950.

O programa conta com apoio financeiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (COMDICA), através do Termo de Fomento nº014-01/2021.

- publicidade -