Poço das Antas realiza ações de conscientização sobre violência contra idosos

No mês de conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa, temática foi enfatizada com os idosos do município

295
Idosos participam de ações do Junho Violeta / Crédito da foto: Divulgação

A campanha Junho Violeta visa conscientizar sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. E durante este mês, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ignácio Affonso Schneider, de Poço das Antas, promoveu ações alusivas. Uma das atividades foi o uso das redes sociais do CRAS e do site institucional do Município para divulgar informações, orientações e meios importantes para o combate à violência contra o idoso.

Além disso, na quinta-feira (23/6), o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS teve uma programação especial alusiva ao Junho Violeta inserida em seu tradicional encontro. Na oportunidade, a assistente social, Sandra Maria Hass, falou acerca da importância dessa conscientização. A tarde ainda contou com palestra da advogada e presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Teutônia, Marta Sanders e do escrivão da Polícia Civil de Teutônia, Anderson Borges Jordani.

Marta falou sobre a manutenção dos direitos dos idosos e também sobre as premissas do Estatuto do Idoso. Jordani contribuiu alertando os idosos sobre os crimes praticados por meio do telefone, das redes sociais e aplicativos de mensagens com o intuito de benefício financeiro. Ele deu orientações para agir nessas situações e evitar ser vítima das práticas.

A secretária da Assistência Social de Poço das Antas, Lisane Thomas, assinala a importância de tratar o tema. Ela chama a atenção para as práticas de violência contra o idoso, que podem ser físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais, ou de forma que viole qualquer um de seus direitos.

Ela assinala, inclusive, que as ações alusivas ao Junho Violeta no município têm surtido resultados, com denúncias sendo feitas e casos averiguados. Ela aproveita para agradecer o munícipe Laudinor Schneider por intermediar o contato com a Polícia Civil e viabilizar o palestrante.

Denuncie

Por meio do DISQUE 100 o Governo Federal centraliza as denúncias de violência contra pessoa idosa por ligação. Também em maio de 2021, lançou um número pelo aplicativo WhatsApp onde se pode fazer as denúncias que violam os Direitos Humanos e contra a Mulher. Esse canal de atendimento é conhecido como Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e seu contato é (61) 99656-5008.

Para fazer a denúncia, basta enviar uma mensagem para o número, que responderá automaticamente, e assim o cidadão deve aguardar ser atendido por uma pessoa da equipe da central de única dos serviços. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. As mensagens ficam gravas, mas a pessoa denunciante pode ficar anônima.

- publicidade -