Farmácia do Posto de Saúde de Paverama registra falta de medicamentos

Sete tipos de medicamentos estão em falta, entre eles, a Amoxilina e o Diazepan. Os remédios devem chegar ao posto na segunda quinzena de julho

434
Crédito: Paola Possenatto / Arquivo FP

Munícipes de Paverama notaram a falta de alguns medicamentos na farmácia do Posto de Saúde. De acordo com a Secretaria da Saúde de Paverama, o desabastecimento não afeta somente o Município de Paverama, mas todo o país.

Conforme a farmacêutica da Secretaria da Saúde de Paverama, Camila Prevedello, a alta demanda por medicamentos, a falta de matéria-prima em função da pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia são os principais motivos do desabastecimento de medicamentos. “Na nossa lista estão faltando sete tipos de medicamentos, dentre eles, a Amoxilina e o Diazepan. No Brasil são 184 medicamentos em falta. Fazemos encomendas todas as semanas e recebemos alguma coisa de medicamentos nas sextas-feiras. Até a segunda quinzena de julho alguns medicamentos que estão em falta começarão a chegar”, explicou a farmacêutica Camila.

A principal causa do desabastecimento no país é a falta de insumo farmacêutico ativo (IFA), o principal ingrediente de um remédio. O Brasil produz apenas 5% do IFA utilizado no território nacional. O restante é importado, sendo 68% proveniente da China.

- publicidade -