Internações por covid estabilizam, mas esquema vacinal completo segue importante

317
Crédito: Anna Shvets / Pexels

Na tarde de quarta-feira (13/7) foi realizada a reunião do Gabinete de Crise, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. O encontro ocorreu de forma online e concluiu ser desnecessário a emissão de avisos ou alertas para as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento.

A resolução ocorreu devida a estabilidade nos números em relação às internações hospitalares, mas apesar disso os integrantes do gabinete alertaram para a necessidade de reforço no esquema vacinal. “Não podemos gerar uma sensação de absoluta tranquilidade, porque a realidade não é essa. Cito o meu caso, recentemente fui acometido pela covid e, como estou com as vacinas em dia, tive poucos sintomas e em um curto período pude retornar à minha rotina”, comentou Ranolfo.  

Para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, a vacinação é um fator de proteção individual e coletivo e tem relação direta com a redução do número de dias de internação, assim como na diminuição de registro de óbitos. “Temos que avançar em relação à dose de reforço e ao esquema completo, que nos permitiram estar em uma situação melhor. Muitas pessoas não estão procurando porque acham que está tudo bem”, apontou.

Apesar da tranquilidade no que diz respeito ao número de internados por covid, o panorama é considerado delicado, em razão das taxas de ocupação nas UTIs – como se costuma verificar no inverno – e do risco da entrada das subvariantes, que podem gerar um aumento da demanda por leitos por pacientes de covid.

Embora não houve emissão de avisos e alertas, os integrantes do Gabinete e os grupos de trabalho relacionados ao tema permanecem monitorando os dados relativos à pandemia no estado.

Dados atualizados da pandemia no estado
– Na semana, a média móvel de casos confirmados aumentou 7,5%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 217,8 por 100 mil habitantes.
– Na semana, o número de internados suspeitos e confirmados aumentou em 32, sendo um crescimento de 34 em leitos clínicos e uma redução de 2 em UTI.
– O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é de 732, apresentando um aumento de 4,9% quando comparado à semana passada.
– O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados, é de 172, 1,1% inferior à semana passada.
– Foram incluídos 109 óbitos na semana, uma média de 15,6 por dia, representando uma redução de 13,5% em relação à média móvel de uma semana atrás.
– A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 87,8%.


Status da vacinação (% da população residente):

Pelo menos uma dose – 87,7%
Esquema vacinal completo – 81,1%
Dose de reforço – 56%

- publicidade -