AAPOT apresenta serviço à Saúde de Imigrante

O órgão tem objetivo de auxiliar pessoas que enfrentam o câncer

368
Carine Bassegio apresentou a entidade e a abrangência do trabalho, que já alcançou 1.400 pessoas no Vale do Taquari / Crédito: Cris Thomé / Divulgação

A secretária da Saúde e Assistência Social de Imigrante, Jóice Cristina Horst, recebeu a assistente social Carine Basségio da Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), na terça-feira (19/7). Na data, Carine apresentou as ações da organização que tem o objetivo de atender gratuitamente pessoas com câncer, em tratamento de hemodiálise ou que tenham passado por transplante.

O ponto principal é a casa de hospedagem – uma em Lajeado e duas em Santa Cruz do Sul -, oferecendo este serviço de forma gratuita às pessoas oriundas de outros municípios ou do interior. Além da estalagem são oferecidos ao paciente: acompanhante, transporte de pacientes no trajeto hospital/casa de hospedagem (sempre que for necessário).

Também são fornecidas atividades ocupacionais como oficinas de artesanato, reiki, massagem relaxante, dia da beleza, horta terapêutica, apoio jurídico, ações de feira de saúde nos municípios, entre outras.

A AAPOT foi inaugurada em 24 de outubro de 2011 e se mantém por meio de doações da comunidade e de empresas. “Temos como missão prestar assistência social e estadia a pacientes oncológicos e transplantados, assegurando um ambiente acolhedor, buscando aliviar sofrimentos, gerando qualidade de vida, além de promover a cidadania por meio de ações de educação em saúde e prevenção ao câncer”, explica Carine.

Atualmente mais de 1.400 pessoas são atendidas na região. A entidade também ajuda com medicamentos, suplementação alimentar, fraldas, cestas básicas, atendimento com assistente social, orientação jurídica, empréstimo de cadeira de rodas, colchões e muletas.

Para receber auxílio da entidade o paciente deverá entrar em contato pelo WhatsApp (51) 98600-8642) ou se dirigir à instituição na Rua Santos Filho, 338, no Centro de Lajeado. As pessoas interessadas em ajudar podem fazê-lo de três maneiras: sendo voluntário, sendo parceiro ou fazendo doações espontâneas. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3715-1127 ou e-mail.

- publicidade -