“Agosto Dourado” terá foco no aleitamento materno em Lajeado

676
Crédito: Divulgação

A Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado promove o “Agosto Dourado”, uma campanha de conscientização sobre o aleitamento materno. As ações serão realizadas nas Unidades de Saúde e em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).

A ação mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno durante todo o mês de agosto. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É no leite materno que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Conforme a nutricionista da Sesa, Luana Maria Wollinger, o foco é fortalecer a capacidade dos atores de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade, tendo como tema principal “Fortalecer a Amamentação – Educando e Apoiando”. “Nas consultas de puericultura (consultas com o pediatra e equipe multidisciplinar da criança), se verifica se a criança está em aleitamento materno ou não, quais são as dúvidas sobre o assunto e como a equipe de saúde pode auxiliar e melhorar essa prática entre mãe e bebê”, explica.

É recomendado que haja aleitamento materno, exclusivo, até os seis meses de vida da criança e que seja incentivado até os dois anos ou mais. “A campanha tem como objetivo combater a desinformação sobre o tema e ajudar mães com dificuldades ao longo desse processo. A proposta é que todos os dias da campanha sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. Por isso, estamos promovendo essas ações”, comenta a nutricionista da Secretaria de Educação (SED), Juliana Madruga.

As Unidades de Saúde prepararam murais informativos e programações especiais para receber a comunidade. A Secretaria de Educação (SED) também promove ações de incentivo ao prolongamento da amamentação nas EMEIs.

A ideia é incentivar as mães com bebês em idade de amamentação que mantenham esta prática mesmo com a criança matriculada na escola. Para isso, as escolas contam com espaços especiais para que a mãe possa oferecer a amamentação ao bebê durante o período escolar.

Tratamento com laserterapia
A Unidade de Saúde do São Cristóvão oferece o tratamento de laserterapia mamilar. Trata-se de um tratamento clínico que possui efeitos como restauração de função celular, redução da dor, da inflamação e na melhora do reparo tecidual, fazendo com que os traumas mamilares de puérperas tenham uma cicatrização mais rápida e permitam a estas mulheres amenizar a dor ao amamentar.

Pacientes que necessitam deste tratamento poderão ser encaminhadas por todas as Unidades de Saúde do município para a Unidade do São Cristóvão. O contato pode ser diretamente com a enfermeira Sandra Scherer, por meio do telefone (51) 3982-1134, na parte da manhã.

Programação do Agosto Dourado
Unidade de Saúde do Bairro Montanha
Café com informação – Quintas-feiras, às 9h
4/8 – Amamentação: importância, mitos e verdades, com a enfermeira obstétrica e doula Thainá
11/8 – Principais desafios e como lidar com eles, com a consultora em amamentação e laserterapeuta Michele
18/8 – Características do leite materno e benefícios, com a nutricionista Mariane
25/8 – Amamentação e desenvolvimento bucal, com cirurgiã-dentista Vanessa

Unidade de Saúde Santo André
16/8 – Oficina de amamentação para gestantes e lactantes, às 14h30
30/8 – Sessão de cinema com o filme “De peito aberto”, às 14h30

- publicidade -