Univates realiza exposição de obras do Cristo Protetor

483
O projeto iniciou ainda em 2021 na Cultur’Art em Lajeado / Crédito: Júnior Fernandes

O Teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates) está realizando durante o mês de agosto a exposição de obras do monumento Cristo Protetor de Encantado. Na sexta-feira (5/8) ocorreu uma coletiva de imprensa com os artistas no local da exibição, às 17h.

O projeto iniciou ainda em 2021 na Cultur’Art em Lajeado entre os artistas plásticos que gostariam de poder ajudar e fazer parte do movimento. A ideia de doação surgiu em consenso entre os integrantes que após passarem pela pandemia, tinham o desejo de que “as locomotivas das artes plásticas não parasse”, narra o pintor Gelson Marmitt. A oportunidade de expor as obras foi dada pela Associação de Amigos de Cristo de Encantado, que veio de encontro com o pensamento dos autores.

Diferentes técnicas e estilos, desde acrílica, pintura a óleo e dripping compõem a primeira coletânea que integra 6 obras. Os artistas iniciaram quando o Cristo estava em construção e a segunda coletânea – já prevista para o ano que vem -, terá pinturas do monumento concluído.

A exposição permanecerá até terça-feira (30/8) e é aberta à comunidade. O público interessado pode visitar nos horários das 8h as 21h, de segunda a sexta-feira. As telas estão à venda e os recursos de vendas serão todos destinados à Associação.

O vernissage ocorreu em Encantado, seguindo para Lajeado e em setembro será na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. As pinturas podem ser adquiridas no valor de R$ 50 mil e, como supera o valor da tela, o comprador receberá uma placa diamante com seu nome na entrada do monumento.

Os pintores que participaram da amostra foram: Gelson Marmitt, Marcos Gomes, Elisandro Pedroso, Isoldi Roloff, Lidronel de Borba e Luiza Sartori.

- publicidade -