Apae Estrela completa 55 anos

495
Alunos também não escondiam o orgulho / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela completou 55 anos na quinta-feira (18/8). A fundação foi criada em 18 de agosto de 1967, com caráter civil e beneficente, teve ainda mais motivos para comemorar e emocionar a quem compareceu aos festejos realizados no ginásio da entidade.

Em ato histórico e inédito no Brasil, alunos aproveitaram a ocasião para realizar a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Especial Cantinho do Sorriso (Coopeecs), a primeira no País que se tem conhecimento que seja formada e tocada por estudantes de uma Apae.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Elmar Schneider, o vice João Carlos Schäfer, secretários municipais, vereadores; o presidente da Apae Estrela, José Jair Wermann, equipe diretiva e pedagógica da entidade, funcionários. Ainda representantes de clubes de serviço que são parceiros, como também a diretoria da Sicredi Ouro Branco, instituição parceira da Secretaria Municipal de Educação (Smed) na implantação das cooperativas escolares da rede escolar de Estrela, e que hoje somam sete unidades. Representantes de outras unidades da Apae, familiares e público em geral também prestigiaram o evento.

Cerimônia
No início da cerimônia, conduzida quase na íntegra pelo aluno Felipe Augusto Pereira, vídeos em sua maioria protagonizadas por integrantes da Apae foram apresentados, mostrando desde como a ideia da cooperativa nasceu, em 2019, e se consolidou nestes dois anos, principalmente após uma viagem à Argentina. Apresentações do logotipo da Coopeecs, dos alunos sócios-fundadores e dos que que iriam formar a primeira diretoria da cooperativa no biênio 2022/23, caso aprovada, também foram realizadas.

Na sequência, foram colocados em votação o estatuto, os conselhos administrativo e fiscal. Tudo aprovado, a alegria foi geral e a emoção do momento levou muitas pessoas às lágrimas, entre eles os próprios integrantes da cooperativa e seus familiares. “Estamos muito felizes”, resumiu Ilena Parode. “Lindo demais, emocionante”, disse Jorge Severo. O casal é responsável por Rauní Parode Padilha, coordenador da comissão de fundação. 

“Nós”
O prefeito Elmar Schneider, após ser chamado pelo cerimonialista Felipe Pereira, resumiu o momento em algumas palavras. “Estamos celebrando hoje o cooperativismo, onde pesa menos o ‘eu’, o ‘eu’ e o ‘eu’. O cooperativismo é ‘nós’, e todos nós somos a Apae Estrela. E aqui hoje somos testemunhas deste momento histórico, exemplar e incentivador, não somente para a Apae Estrela, mas para o Vale, o Estado, o Brasil”, resumiu, ao revelar ainda que projetos de lei que tem a Apae Estrela como beneficiada estão para serem enviados para a Câmara de Vereadores nos próximos dias.

Rose Tólio, diretora da Apae, comentou. “Os alunos que aceitaram este desafio estão de parabéns. Eles são os brilhos de nossos olhos”, disse, ao destacar a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022”, marcada para ocorrer de 21 a 27 de agosto, e que este ano tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão”.

O presidente José Jair Wermann agradeceu. “Pais, funcionários, professores, voluntários, apoiadores, amigos, autoridades, empresários. Obrigado a todos que acreditaram nesse lindo capítulo dessa marcante história.” O presidente da Sicredi Rio Branco, Neori Abel, resumiu.

- publicidade -