Grupo Popular abre debates eleitorais

545
Conheça a urna / Crédito: Divulgação TRE

O debate a governador do Estado marcado para a próxima segunda-feira (29/8) abre o circuito de debates promovidos pelo Grupo Popular de Comunicação. O encontro com os candidatos será das 18h às 20h30, ao vivo do auditório do Colégio Teutônia, com transmissão pela Rádio Popular 96,9 FM, pelo aplicativo e pelo YouTube. São 26 anos de experiências em debates eleitorais, e esta será a primeira vez com os candidatos a governador.

Dos 11 candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Grupo Popular convidou todos e espera a presença de 4 a 7 participantes em função da agenda concorrida dos postulantes ao cargo. Todos receberam as regras, os tempos e as temáticas. Os candidatos deverão chegar entre 17h e 17h40 ao local do debate; após este horário, não poderá mais acessar nem participar da programação.

O debate terá sete questões formuladas pela emissora e todos os candidatos presentes responderão a todas questões em um tempo de 1min30seg por pergunta por candidato. Não haverá questionamento de um candidato para o outro. O objetivo é evitar o confronto acirrado e favorecer a exposição de projetos, propostas e ações por meio de questões previamente formuladas.

O debate terá a mediação do jornalista Lucas Leandro Brune, com cronometragem da jornalista Luciana Brune. Ambos são âncoras do Espaço Aberto, um dos principais programas de jornalismo da emissora. A geração de imagens será efetuada pela empresa Tipo Mídia.

Deputados estaduais
Na próxima quarta-feira (31/8), a Rádio Popular iniciará o debate com os candidatos a deputado estadual, das 18h às 20h30, no auditório do Grupo Popular. O horário de recepção é das 17h às 17h40, na sede da emissora. Os 16 nomes com domicílio eleitoral no Vale do Taquari foram divididos por sorteio em quatro datas distintas.

O primeiro painel terá a participação de Jonatan Brönstrup (PSDB), Márcia Scherer (MDB), Rodrigo Conte (PSB) e Djalmo da Rosa (PSD). Eles responderão a 10 questões previamente encaminhadas, no tempo de 2min por questão para cada candidato.

Nos dias 7, 14 e 28 de setembro estão previstos os demais candidatos a deputado estadual. Já os candidatos a deputado federal terão seu painel no dia 21 de setembro.

Conheça a urna
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) colocará uma urna eletrônica no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Servidores da Justiça Eleitoral prestarão esclarecimentos e tirarão dúvidas dos eleitores. O Cartório Eleitoral da 125ª Zona Eleitoral, com sede em Teutônia, também possui urna instalada para a dúvida dos eleitores. Inclusive é possível simular uma votação com candidatos fictícios, a exemplo do que era feito nas eleições anteriores.

Neste ano, haverá uma mudança na ordem de votação. Por isso, a recomendação é o uso de cola para levar junto no dia da eleição. O primeiro cargo é deputado federal (4 dígitos), depois o deputado estadual (5 dígitos), então senador (3 dígitos), governador (2) e presidente (2). É importante o eleitor atentar para a ordem e esperar

A urna prevê um tempo de espera após digitar o último número do candidato. Somente após 1 segundo a tecla confirma estará liberada. Desta forma, evita-se erros, porque muitos eleitores vão no embalo automático com a ânsia de votar no candidato a presidente ou a governador.

Calendário dos Debates / Reprodução GP
- publicidade -