Mais de 34 municípios participarão da 14ª Rústica de Estrela

616
Rústica para menores de oito anos (iniciantes) será nos 200 metros e a infantil (9 a 15 anos) nos 2 quilômetros / Crédito: Arquivo / Governo de Estrela / Divulgação

As inscrições para a 14ª Rústica de Estrela foram encerradas neste domingo (11/9). O tradicional evento contará com mais de 400 pessoas, considerando equipes de apoio e outros, de no mínimo 34 municípios correndo e caminhando pelas vias da cidade na manhã de domingo (18/9).

Todos os inscritos ganham um kit-atleta, que conta com bolsa, camiseta alusiva ao evento, número, também a medalha de participação, doces, cuia de chimarrão, erva mate e vira-erva dos apoiadores. Ele também poderá ser retirado pelos participantes antes da prova (das 7h as 8h30) no local, mas a quem desejar, até para caso alguém deseje já utilizar alguns dos elementos. Assim, poderá retirá-lo no sábado pela manhã (17/9), das 9h as 12h30, na Imobiliária Estrela – Rua Fernando Abott, 528, Centro. 

A Rústica é promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, e retorna após dois anos de ausência no calendário de eventos esportivos da região e do Estado por conta da pandemia.

Grande parte do público representa o Vale do Taquari e cidades como Lajeado, Bom Retiro do Sul, Teutônia e a anfitriã Estrela. Contudo, a prova também contará com representantes da Serra Gaúcha, Litoral, Vale do Rio Pardo, regiões Central e Metropolitana.

O coordenador do departamento de esportes da Setcel, Julio Saldanha Pereira, pontua preocupação em qualidade, não quantidade e desejo em realizar uma prova organizada com nível técnico e boa premiação. “Há também a questão do maior número de provas semelhantes ocorrendo em todo o Estado, como ainda outros eventos culturais, inclusive aqui em Estrela, como é o caso da Semana Farroupilha. Ainda assim é um bom número de participantes para essa nossa retomada”, destaca.

Detalhes
Haverá quatro distâncias de corrida com 16 faixas etárias adulto e infantil: 200 metros (iniciantes até 8 anos); 2 quilômetros (infantil – três faixas etárias de 9 a 15 anos); adulto 5 quilômetros e 10 quilômetros, masculinas e femininas (12 faixas etárias); além da caminhada adulta – 5 quilômetros.
Largadas: 8h15 – Infantil; 8h45 – Iniciante; 9h – Adulto e Caminhada.

Recepção e premiação
A recepção, com direito a café da manhã, se dará a partir das 7h no Parque Princesa do Vale, em espaço com direito a massagistas e onde após a prova será realizado o sorteio de brindes, entre eles de procedimentos estéticos, e voucher de uma viagem. Os vencedores do sorteio terão que estar presentes para retirá-los no momento.

A prova, que este ano homenageará em seu troféu Ruberto Horn, exemplo de dedicação às corridas, entregará premiação de participação a todos. Como destaque, troféus para os cinco primeiros colocados no geral das duas distâncias; troféus aos três primeiros colocados (além de medalhas para 4º e 5º lugar) de todas as 12 categorias adultas por faixa etárias.

Haverá ainda premiação especial individuais aos participantes mais idoso e idosa na rústica e na caminhada, como também aos 20 melhores estrelenses (nascidos ou moradores de Estrela) adultos das duas maiores distâncias.

A organização que conta apoio da Imobiliária Estrela Ltda; Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo; Florestal Alimentos; Dreams Viagens & Turismo; Emagrecentro e Erva-Mate Gaúcha da Serra. Apesar de o número de inscritos ser menor que a última edição, a equipe comemora quantidade positiva de participantes.

- publicidade -