Gabinete de Crises aponta redução de casos de covid e reforça vacinação no Estado

309
O governador coordenou a reunião do Gabinete de Crise / Crédito: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini / Divulgação

O Gabinete de Crise do Estado apresentou dados que apontam uma redução em casos de covid no Rio Grande do Sul. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (14/9), e foi coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior. Na última semana, houve redução de contaminações (29%), internações em UTIs (70 casos a menos), leitos clínicos (13,9%) e óbitos (30,4%).

As projeções, conforme estudo do Comitê de Dados, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde, também apontam uma tendência de queda nos óbitos para o mês de outubro. Entretanto, o alerta para necessidade de reforço vacinal segue mantido pelos gestores públicos estaduais. “Estar com a vacina em dia é fundamental para que o cenário siga assim e melhore ainda mais”, alerta o governador.

Outro tópico levado em conta pelos técnicos, e que torna o cenário positivo a curto prazo, é que, diferentemente de outros momentos da pandemia, as novas variantes de covid-19 não estão causando aumento expressivo de contaminações em outras partes do mundo.

O coordenador do GT Saúde e diretor do Departamento de Economia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, Pedro Zuanazzi, afirma que ter vacinas como foco, contribui para a qualificação das políticas sanitárias. “Os dados indicam que a preocupação com novas ondas exponenciais de contágio em um curto espaço de tempo é baixa. Mesmo assim, seguiremos acompanhando todos os cenários possíveis e atualizando os relatórios sobre a situação da covid-19”, comenta.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, analisa a possibilidade de realizar uma campanha educativa, ainda sem data definida, para alertar sobre a necessidade da imunização de adultos que não tomaram a segunda ou terceira dose da vacina contra o coronavírus. “Os bons números que divulgamos hoje estão ligados ao trabalho de conscientização realizado lá atrás, quando foi ressaltado que a vacina salva vidas”, afirmou. 

Sistema 3As e dados da covid no RS
A situação hospitalar no Rio Grande do Sul é de redução no número de internados por covid. Sem a emissão de avisos e alertas, o governo permanece ativamente monitorando os dados relativos à pandemia.

– Na semana, a média móvel de casos confirmados apresenta redução de 29%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 58 casos por 100 mil habitantes.
– Na semana, o número de internados suspeitos e confirmados diminuiu em 70, uma redução de 46 em leitos clínicos e de 24 em UTI.
– O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados é 284, diminuição de 13,9%, em comparação à semana passada.
– O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados é 102, diminuição de 19% em comparação à semana passada.
– Houve 48 óbitos na semana, uma média de 6,9 por dia, representando uma redução de 30,4% em relação à média móvel de uma semana atrás.
– A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 86,6%, sendo de 92,7% no SUS e de 76,2% na rede privada.

Status da Vacinação (% da população residente):
Pelo menos uma dose – 88,5%
Esquema vacinal completo – 81,8%
Dose de reforço – 53,3%

- publicidade -