Reunião almoço promovida pela Cacis aborda gestão de pessoas e inovação

266
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (16/9) em Estrela / Crédito: Luciana Brune

Um dos maiores desafios nos ambientes profissionais na atualidade foi tema da reunião-almoço promovida pela Cacis de Estrela nesta sexta-feira (16/9). Inovação e cuidado na gestão de pessoas foi assunto para a palestra de Fábio Furtz de Loreto, superintendente de desenvolvimento da Unimed VTRP, que começou questionando: “Como se reinventar no novo universo, pós-pandemia, com o mundo ainda mais globalizado, digitalizado e concorrido?”

Loreto faz a conexão entre os temas, afirmando que máquinas e produtos não inovam, são as pessoas que movem tudo isso. “Então está aí o diferencial, no cuidado com as pessoas, pois assim conseguimos evidenciar inclusive a inovação”, explica, pois para inovar é necessário um ambiente sem medo, em que as pessoas tenham liberdade para criar.

Apresentou um pouco da política de gestão de pessoas da Unimed e que o trabalho precisa ser alicerçado no propósito da empresa. “O nosso é cuidar dos outros, então nosso colaborador precisa se sentir cuidado para cuidar”, destaca.

Loreto explicou sobre a mudança cultural realizada na cooperativa e trouxe vários exemplos de mudanças. Muitas medidas que sequer exigiram investimentos, mas que têm como base escutar as pessoas, para que elas possam ajudar a construir o ambiente que desejam. A mudança cultural envolveu não apenas uma mudança de uniforme e crachás, mas a construção de ambientes menos formais e com menos curvas na comunicação. Hoje a equipe atua em ambientes de coworking. “Eliminamos as paredes físicas e imaginárias de comunicação e conseguimos resolver as coisas mais rápido”, relata.

Aos empreendedores, sugeriu menos informalidade e um olhar voltado às pessoas. “Quando olhamos para as pessoas, para o que elas podem entregar, o potencial que elas têm, conseguimos ser facilitadores do desenvolvimento delas”, exemplifica. Como consequência, a retenção de talentos e o engajamento da equipe, que entregará o seu máximo em seu pleno potencial.

Para quem busca oportunidades, destaca que o ideal de procurar uma empresa que admira, onde realmente queira trabalhar, que te ofereça este rastro de desenvolvimento e crescimento.

- publicidade -