Teutônia inicia ação de vacinação contra a polio nas escolas de educação infantil

117
Gotinhas são aplicadas mediante autorização dos pais

A Secretaria de Saúde de Teutônia iniciou nesta quinta-feira (22/9) a ação de vacinação contra a Poliomielite nas escolas. Serão visitadas as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as Escolas de Educação Infantil (EEI) comunitárias. A primeira escola a receber os profissionais de saúde foi a Emei Mundo Encantado, no Bairro Canabarro.

- publicidade -

A imunização contra a Polio é direcionada para crianças de 1 a 4 anos. A vacinação é feita mediante autorização assinada pelos pais ou responsáveis, a qual foi enviada a todas as famílias. Os responsáveis também devem enviar a caderneta de vacinação para conferência da situação vacinal. As crianças que já realizaram a vacinação durante a campanha este ano não precisam realizar novamente.

Baixa cobertura vacinal

A vacinação nas escolas é uma das ações da Secretaria da Saúde para tentar aumentar a cobertura vacinal contra a doença. Neste ano, a vacinação está bem abaixo da meta. Teutônia atingiu apenas 57% de cobertura durante a campanha, enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

O Município foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde devido à baixa cobertura. Para o município atingir o percentual ideal de proteção é necessário vacinar cerca de 650 crianças.

A campanha contra a Poliomielite (crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias) e Multivacinação (todas as crianças e adolescentes até 15 anos) foi estendida até dia 30/09, em todas as unidades básicas de saúde do município.

A equipe reforça a importância da conscientização das famílias para vacinação das crianças menores de 5 anos, visto que os danos provocados pela Poliomielite (paralisia infantil) são irreversíveis.

Outras ações

Dia D: Realização de um novo DIA D, que ocorrerá no sábado, dia 24 de setembro, das 8h às 12h, na UBS do Bairro Languiru e no Centro Avançado de Saúde, no Bairro Canabarro, para vacinação contra a poliomielite e demais vacinas.

Horário estendido: Nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro a Unidade Básica no Bairro Languiru e o Centro Avançado de Saúde no Bairro Canabarro atenderão em horário estendido, até às 19 horas, para realização da vacina contra a Poliomielite.

Roteiro de vacinação nas escolas de educação infantil

Quinta-feira (22/9)

Manhã: Emei Mundo Encantado – B. Canabarro

Tarde: EEI Dente de Leite – Vila Esperança

Sexta-feira (23/9)

Manhã: Emei Sonho de Criança – B. Canabarro

Tarde: EEI Cirandinha – B. Canabarro

Segunda-feira (26/9)

Manhã: EEI Estrelinha – B. Canabarro

Tarde: EEI Pequeno Mundo – B. Canabarro

Terça-feira (27/9)

Manhã: Emei Meu Cantinho – Vila Popular

Tarde: Emei Aprender Brincando – B. Canabarro

Quarta-feira (28/9)

Manhã: Emei Darcy Ribeir – B. Centro Administrativo

Tarde: Emei Caminhos do Saber – B. Alesgut

Quinta-feira (29/9)

Manhã: EEI Girassol – B. Languiru

Tarde: EEI Pequeno Príncipe – B. Languiru

Sexta-feira (30/9)

Manhã: EEI Boa Vista – B. Boa Vista

Manhã 2: EEI Azaléia – B. Teutônia

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui