Lajeado tem primeiro caso de varíola dos macacos confirmado

272
Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesa) foi notificada nesta sexta-feira (23/9) após o Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) confirmar o primeiro caso de infecção de varíola dos macacos em Lajeado.

Trata-se de um morador de Lajeado do sexo masculino, de 27 anos que foi diagnosticado após internação no Hospital Bruno Born. O início dos sintomas ocorreu no dia 10 de setembro, sendo que o teste positivo para a doença monkeypox ocorreu hoje.

O quadro do paciente é considerado estável e ele segue internado para monitoramento do caso.

Sobre a doença
A Monkeypox é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV), do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Trata-se de uma doença zoonótica viral, cuja transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.

Apesar do nome popular da doença, os primatas não humanos (macacos) não são reservatórios do vírus. Embora o reservatório seja desconhecido, os principais candidatos são pequenos roedores nas florestas tropicais da África, principalmente na África Ocidental e Central.

O MPV é comumente encontrado nessas regiões, e pessoas com o vírus eram ocasionalmente identificadas fora delas, normalmente relacionadas a viagens para áreas onde o MPV é endêmico.

Contágio
A transmissão entre humanos ocorre por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados, sendo que o contato direto com a pele ou com objetos contaminados têm papel fundamental.

- publicidade -