Cooperativa Certel coleta lâmpadas usadas

313
Descarte pode ser realizado em qualquer uma das Lojas Certel / Crédito: Divulgação

Desde 1985 a Cooperativa Certel desenvolve ações ambientais, desta vez a entidade inova ao viabilizar uma nova campanha, destinada ao recolhimento de lâmpadas usadas. Todas as lojas da Cooperativa contam com recipientes de coleta e qualquer pessoa pode contribuir depositando o dispositivo.

A analista ambiental, Tatiana da Costa Weber, observa a relevância da iniciativa, enfatizando o cumprimento da legislação que viabiliza a logística reversa dessas lâmpadas. “O que antes poderia estar jogado em qualquer local e contaminar o meio ambiente, agora é destinado para um local adequado e devidamente licenciado. E, principalmente, ajudamos na diminuição dos impactos ambientais, trazendo benefícios para todo o planeta”, assinala.

Riscos
Essenciais para a qualidade de vida, por auxiliarem com a iluminação, alguns tipos de lâmpadas contêm componentes químicos que, se em contato com o meio ambiente e organismos, podem causar prejuízos à saúde. Os metais pesados são persistentes e tendem a se acumular no ambiente ou organismo, podendo provocar doenças diversas e graves, entre elas, o câncer.

- publicidade -