Feiras de Ciências da Univates atraem crianças e jovens de todo o Estado

462
Crédito: Natalia Nissen / Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) realizou entre os dias 27 e 28 de outubro mais uma edição de dois dos seus tradicionais eventos científicos: 4ª Feira Estadual de Ciências Univates e 11ª Feira de Ciências Univates: Descobrindo Talentos para a Pesquisa e Tecendo Redes Interdisciplinares. Neste ano também houve a apresentação de um trabalho da 3ª Mostra Kids da Feira Estadual de Ciências. 

Os eventos são direcionados a estudantes e professores de escolas de educação básica e de ensino técnico das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. A coordenadora e professora, Jane Herber, conta que após dois anos sem a realização das feiras na modalidade presencial, a edição deste ano bateu recorde em projetos inscritos. “Foram 196 projetos inscritos, dos quais 100 foram selecionados para apresentação nos dias das feiras”, explana.

Os projetos inscritos passaram por duas etapas de avaliação, sendo a primeira delas eliminatória, pois são selecionados segundo os critérios do regulamento, os 100 projetos melhor pontuados. “A cada ano que passa percebemos a qualidade dos projetos, que, na maioria das vezes, são propostas de pesquisa que buscam entender problemas locais da escola ou da comunidade”, pontua.

Participaram como apresentadores crianças e jovens de Feliz, Esteio, Venâncio Aires, Araricá, Porto Alegre, Imigrante, Lajeado, Parobé, Portão, Colinas, Pareci Novo, Arroio do Meio, Coqueiro Baixo, Estrela, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Roca Sales, Gravataí, Cruzeiro do Sul, Sapucaia do Sul, Vespasiano Corrêa, Fazenda Vilanova, Novo Hamburgo, Nova Bréscia e São Leopoldo. 

A realização das Feiras é da Univates, com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contando com o apoio da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e em Ensino (PPGEnsino) da Univates.

- publicidade -