Languiru reúne mais de 500 pessoas em evento de aniversário

734
Crédito: Éderson Moisés Käfer / Divulgação

A Languiru completou 67 anos no dia 13 de novembro e, para marcar a data, na sexta-feira (11/11), realizou evento festivo na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Mais de 500 pessoas, especialmente associados e familiares, além de autoridades, representantes de cooperativas coirmãs, convidados e imprensa prestigiaram o almoço especial. No cardápio, todo o sabor e qualidade das carnes Languiru, com cortes bovinos, suínos e de frango.

O ponto alto esteve por conta da apresentação do presidente Dirceu Bayer, que enumerou recentes investimentos realizados nas unidades industriais e de varejo, além do anúncio de novos projetos: estrutura para grãos na área portuária de Estrela e o Complexo Comercial Languiru, no antigo prédio da Polar, também em Estrela.

A programação ainda contou com premiação do Clube da Terneira; apresentação do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e do Grupo Vocal Languiru; entrega de certificados do programa de culinária “Na Cozinha com a Languiru – edição Mulheres Cooperadas”; apresentação do Comitê Jovem Languiru; e sorteios da Temporada de Prêmios Languiru 2022 e da campanha “Languiru 67 anos – a Cooperativa valorizando o Associado”.

Os participantes também puderam aproveitar oficinas de bem-estar, com estações da Di Hellen Cosméticos, Unimed VTRP, Famit e Farmácias Languiru, além da presença da ervateira Natumate e brinquedos infláveis para as crianças.

Cooperativismo
Bayer valorizou a força do cooperativismo do Vale do Taquari. “Teutônia desempenha papel importante nesse contexto, com cooperativas de diversos ramos, que juntas contribuem para o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, renda e impostos, e proporcionando qualidade de vida”, frisa.

Mencionou também as ações de cunho educacional e social oferecidas pela Languiru, como o apoio ao esporte e à cultura, programas especiais para jovens e mulheres, concessão de bolsas de estudos e iniciativas de diversificação da cadeia produtiva. “Sem dúvida isso auxilia na sucessão familiar no campo e nas próprias cooperativas”, pontua.

Cenário
O presidente também falou do cenário econômico de dificuldades, com a Languiru realizando investimentos nas suas plantas industriais para ampliar o mix de produtos e agregar valor à matéria-prima produzida pelos associados. “Especialmente as cooperativas que trabalham no ramo das carnes, passam por situação adversa, considerando principalmente o alto custo de produção e a redução do poder de consumo da população. Na Languiru procuramos amenizar essa situação com muito profissionalismo, aliado à diversidade de negócios”, enumerou Bayer, convidando os associados a participarem das reuniões-almoço com o presidente e das visitas técnicas às unidades industriais da Languiru, oportunidades para saberem mais sobre a Cooperativa da qual são donos.

Ainda referente aos investimentos, adiantou que o projeto de construção da queijaria em Teutônia, junto à Indústria de Laticínios, está “momentaneamente adiado”, aguardando definições quanto ao cenário econômico. “Os próximos seis meses, pelo menos, serão de desaceleração de novos investimento”, explana.

Ele projeta um ano de 2023 de dificuldades. “O segmento de grãos tem sido um dos poucos que apresenta resultados expressivos, por isso temos um olhar especial para esse setor, onde ainda há muito a crescer. Este ano nos serviu de alerta quanto a isso”, conclui.

Família reunida
A associada Jéssica Mariane Keil Egevardt (31) acompanhou a programação na companhia da família. A crescente participação dos associados e os investimentos nas unidades industriais são destacados pela avicultora, com propriedade rural em Linha Brasil, município de Paverama.

“Eu gostei bastante do evento, sempre buscamos participar. A Cooperativa vem crescendo, modernizando os frigoríficos e inaugurando novas unidades. Para os próximos anos, a perspectiva é de crescimento, de forma especial para nós associados”, disse.

Apoio
O evento de aniversário de 67 anos da Languiru contou com o apoio de Nutria, Reinigend, Baly / Bebidas Grassi do Brasil, Girando Sol, Gota Limpa / Bertolini, Vincere Engenharia, Mili, Launer Química, Ambev, Vitalltech / Biomix, ESB, Brandão & Dalferth Ltda., Fuzipar / União, Isabela / M. Dias Branco, Nutriquest, Parati, Salus, Fugini, Vaccinar e American Nutrients.

- publicidade -