Mulheres da região participam de Congresso da Federasul em Gramado

527
Mulheres da região marcaram presença / Crédito: Divulgação

O Conselho da Mulher Empreendedora, ligado à Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul – Federasul, realizou o 1º Congresso das Mulheres Empreendedoras, em Gramado, nos dias 10 e 11 de novembro, reunindo mulheres de todo Estado. Hoje são mais de 50 núcleos de mulheres ligados às associações comerciais no RS que estão em atividade.

Representantes do Vale do Taquari participaram da programação e avaliaram de forma muito positiva o evento. Estiveram presentes integrantes da Cacis Mulher de Estrela e do Fórum da Mulher Empresária (FME) de Lajeado.

A coordenadora Simone Leite abriu o evento com palavras de encorajamento e parabenizou pelos resultados já obtidos com os trabalhos dos grupos. A primeira palestra foi de Edela Lang, uma mulher a frente do seu tempo, que fala cinco idiomas, viajou o mundo a negócios e tem mais de cinco décadas de experiência no setor calçadista e exportação.

Ela escreveu o livro “Por onde o sapato me levou”, que despertou o interesse diante do relato de vida apresentado durante sua fala.

No quadro Mulheres que Inspiram com coragem e determinação, participaram Odete Bettú Lazzari, da Osteria Della Colombina de Garibaldi, Nilva Bellenzier, da Bellenzier Pneus de Novo Hamburgo, e Maria Anselmi, da Malharia Anselmi de Farroupilha.

Inovação e Gestão foi o desafio abordado pela professora da Unilasalle, Ingrid Bortolaso, além dos temas O tempo a nosso favor, com Nelson da Silva Pinto Júnior, psicanalista, e Liderança com Cleber Benvegnú, jornalista e empresário, sócio-fundador da Critério.

Dez núcleos apresentaram cases de sucesso, entre estes o Fórum de Lajeado falou sobre o “Café do FME”, um evento que combina networking com palestras e bate-papos com mulheres que compartilham suas vivências e desafios.

Aline Magalhães, coordenadora da Cacis Mulher, destacou que foi um momento importante de inspiração para o planejamento dos trabalhos para o próximo ano.

“Ficou evidenciado o sucesso dos grupos e os resultados que nossos movimentos têm gerado na vida das empreendedoras e suas equipes”, afirmou. A Cacis Mulher realiza encontros mensais com suas associadas e eventos abertos à comunidade.

Após esta programação das mulheres, seguiu o 18º Congresso comemorativo aos 95 da Federasul, com interações na sexta e no sábado, reunindo neste mais de 200 participantes. O presidente da entidade, Anderson Trautman Cardoso, destacou a defesa da liberdade, da união, do desenvolvimento do Estado e, ainda, da inovação.

“São tarefas às quais dedicamos todo o nosso tempo, todo o nosso trabalho, incansavelmente, ao longo dos últimos dois anos”, enfatizou.

- publicidade -