Projeto Trilhas da Inovação de Lajeado forma segunda turma

318
A cerimônia foi realizada no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) / Crédito: Divulgação

O projeto Trilhas da Inovação do Pro_Move Lajeado na área de Educação, formou nesta quinta-feira (16/12) a segunda turma de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. Ao todo foram 138 alunos que se formaram. A cerimônia foi realizada no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat).

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comenta que o programa é motivo de orgulho para o Pro-Move e, em 2023, terá seguimento e será ampliado para o Trilhas Mais. “O Trilhas é um projeto com conteúdo diferenciado que leva conhecimento na área de inovação para jovens que são convidados a sonhar com a possibilidade de emprego em um futuro próximo”, pontua.

Ao todo participaram turmas do 9º ano de 12 EMEFs de diferentes bairros de Lajeado. Durante seis meses, os jovens tiveram a oportunidade de experimentar, no contra turno escolar, vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora e conteúdos diversos, como eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0, totalizando 192h de aula no semestre. O projeto é um investimento do município, no valor de R$ 224.500,00, e as aulas ocorreram no Senai Lajeado. 

As oradoras e representantes das turmas, Luiza Gabriela Bomm e Yasmin Yanna Daniel Borba afirmaram no discurso que o curso possibilitou a ampliação dos conhecimentos dos jovens em várias áreas, e será importante para a escolha de suas trajetórias profissionais no futuro. “Esperamos que o projeto vá adiante e outros jovens sejam contemplados com essa oportunidade”, evidenciam.

Além de reunir alunos e pais, o momento também contou com a presença de autoridades. Estiveram presentes o prefeito, Marcelo Caumo, a secretária da Educação, Adriana Vettorello, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, a coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia, Mariela Portz, o Gerente de Operações do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Jerry Amarildo Hibner, a coordenadora Pedagógica do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Cilene Machado Paraboa, e o instrutor do curso, Elder Sarmento, que auxiliaram na entrega dos certificados aos alunos.

Sobre o projeto Trilhas da Inovação
O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.

O curso foi dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e o último sobre tecnologias da indústria 4.0.

Os alunos foram divididos em turmas, que frequentavam aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai e lanche.

- publicidade -