Natal em Estrela lançará 200 lanternas flutuantes no Rio Taquari

516
Cem delas estão sendo entregues desmontadas para diversas pessoas da comunidade / Crédito: Divulgação

O Rio Taquari ficará mais iluminado na noite de terça-feira (27/12). Também concentrará milhares de pedidos para 2023. A “Lanterna dos Desejos” é uma ação inédita na programação do Natal em Estrela e pretende lançar, dentro de área limitada do rio, junto ao Parque da Lagoa, centenas de lanternas flutuantes, iluminadas e enfeitadas que levarão pedidos, mensagens e desejos de pessoas para 2023.

A promoção da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, com apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), tem início previsto para às 19h, antes do último sorteio da Campanha Estrela Premiada e Show da Banda Apple, mas ficarão no Rio enquanto ocorrerem os demais eventos. 

A ação idealizada pelas servidoras da Setcel, Bruna Geller e Daniela Diesel, foi inspirada nas que ocorrem em outros países e de diversas formas, mas que cada vez ficam mais populares e por isso sempre muito aguardadas, principalmente por crianças e pessoas de mais idade, casais de namorados e famílias.

Na Ásia, em países como a Tailândia, em uma tradição que nasceu nas origens budistas, elas são soltas em rios e lagos, em uma espécie de barquinhos (“Loy Krathong”), apesar das mais populares serem as que sobem aos céus (“Yi Peng”), naquele que já se transformou em um dos eventos mais populares do país.

Já na Europa, em países como Portugal, também são lançadas em rios e lagoas, como o festival que ocorre no Rio Nabão, em Tomar.

Confecção e pré-prontas
Ao todo serão 200 lanternas. Cem delas estão sendo entregues desmontadas para diversas pessoas da comunidade, também empresários, lideranças, entidades como também apoiadores do Natal em Estrela.

As outras cem estarão disponíveis para a comunidade em geral, no Parque da Lagoa, no dia do evento, para as pessoas que forem prestigiar a celebração e também desejarem participar, igualmente enfeitando e lançando as lanternas no rio.  

Segundo Bruna a proposta é uma forma de reunir as pessoas em torno de uma celebração muito bonita e que pode também em Estrela se tornar uma tradição. “A proposta é que as pessoas, na correria do dia a dia, parem um pouco para montá-las, o que é muito fácil, quem sabe em um momento de integração com suas famílias e colegas de trabalho, e aproveitem para enfeitar, desenhar, escrever mensagens e desejos para 2023 no papel/corpo destas lanternas”, explica.

As lanternas têm a base de madeira e o papel é biodegradável. Apenas como ainda é algo novo, a organização optou por facilitar um pouco e assim as velas que irão iluminá-las são de enfeite, encontradas em lojas. Por isso também será limitada a área no Parque da Lagoa onde elas serão soltas, com uma barreira de contenção, para que não sigam o curso do rio.

Assim que as pessoas forem chegando com as suas lanternas, ou as montando no local, serão depositadas na área delimitada. E no fim do evento iremos recolhidas. “Quem sabe, se o pessoal gostar, podemos evoluir nas propostas para as próximas edições”, comenta Bruna com expectativa.

Potencialização
De acordo com Daniela Diesel, que morou no exterior e viu o sucesso que os festivais de lanternas fazem em diversos países, principalmente europeus e asiáticos, a proposta é mais uma que busca a valorização do Rio Taquari, do próprio Natal de Estrela e do turismo local e regional.

“O rio é um bem coletivo que devemos cada vez mais valorizá-lo e potencializar seu uso, de diversas maneiras. E fazer disto, e no caso também da ‘Lanterna dos Desejos’, é mais uma iniciativa que incrementa nosso Natal em Estrela, nosso turismo, além da integração entre as pessoas, o que também é um dos objetivos desta celebração”, pontua.

Na última quarta-feira (21/12), as duas servidoras, acompanhadas do titular da Setcel, Joel Mallmann, entregaram a lanterna ao prefeito Elmar Schneider. “Que ideia sensacional. É isso que desejamos quando falamos em valorizar o nosso Rio Taquari, e estas iniciativas não apenas proporcionam isso, mas também fomentam momentos de integração, de reflexão”, avaliou.

Natal em Estrela
O Natal em Estrela conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é de Sicredi – cota diamante, Medical San e S.O.S. Bebidas, cota ouro, Rhodos, Redemac Morelli e Posto Pinguim – cota prata, cota bronze Transporte Werle, Supermercado DoSul, Prost Bier, Supermercado STR Lajeado e Casa Americana e patrocínio especial de JKR Soluções, Centro Comercial STR Estrela, Gardel Imóveis, Imobiliária Novolar, Dreams Viagens e Turismo, Vidraçaria Sttefens e Brasil Burger.

O evento é uma realização do Núcleo Cultural de Estrela e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

- publicidade -