Estrela se prepara para receber mais de 4 mil alunos em 2023

536
Equipes realizam levantamento de materiais e outras demandas. Créditos: Rodrigo Nascimento/Governo de Estrela

Mais de 1,5 mil crianças de quatro meses a seis anos são esperadas no retorno do calendário estudantil de Estrela, que ocorre na próxima segunda-feira (6/2) para as 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Este primeiro momento é voltado inicialmente a atividades recreativas. O atendimento extra é oferecido de forma gratuita e não obrigatória pelo Governo de Estrela antes do início do ano letivo.

O calendário pedagógico das EMEIs inicia de fato no dia 22 de fevereiro, junto às nove escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). Já o “turno inverso” do Ensino Fundamental começa no dia 6 de março. No total, mais de quatro mil estrelenses serão atendidos ao longo do ano por mais de 700 profissionais nos 21 educandários.

Casa x escola

Conforme a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Elisângela Mendes, o Executivo tem consciência da importância do atendimento para muitas famílias, que em alguns casos não têm com quem deixar os filhos para trabalhar ou por outros motivos. “Assim, se torna necessário que as crianças e jovens passem estes momentos no conforto e na segurança de nossas escolas, se divertindo e aprendendo”, comenta.

Elisângela cita ainda a ambientalização dos alunos, que nem sempre é fácil. “Principalmente para bebês e crianças, para aqueles que estão indo para a escola pela primeira vez ou mesmo mudando de educandário. E este período mais recreativo é ideal para que essa adaptação ocorra de forma mais natural e sem problemas”, explica.

Segundo a Smed, somente em 2022 mais de 500 jovens foram atendidos em instituições como o Sesi, a Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi), a Associação dos Servidores Públicos Municipais (Aspume), a comunidade da Linha Geraldo e o Distrito da Delfina, além de outros espaços escolares utilizados.

Preparativos

Restando uma semana para o início do calendário, diversas ações são realizadas nos educandários para receber os alunos. Entre elas, higienização dos espaços, consertos, jardinagem, levantamento e compra de materiais e organização e contratações de Recursos Humanos conforme a demanda.

- publicidade -