Resultado do LIRAa coloca Lajeado em nível médio para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

331
Foram fiscalizados 2.320 imóveis, incluindo terrenos baldios, comércios e construções / Crédito: Laura Mallmann / Divulgação

A Vigilância Ambiental de Lajeado, vinculada à Secretaria de Saúde, efetuou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O trabalho realizado do dia 27 ao dia 31 de janeiro analisou mais de dois mil imóveis. A ação compreende a visita a um determinado número de imóveis e a coleta de larvas para posterior análise.

A amostra estabelece o Índice de Infestação Predial, a quantidade e os tipos de recipientes preferenciais do mosquito, que podem servir como criadouros.

Foram fiscalizados 2.320 imóveis, incluindo terrenos baldios, comércios e construções. Por meio destes trabalhos, foi constatado um Índice de Infestação Predial de 3,8%.

Isso coloca Lajeado no risco médio para a epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti – o limite para risco alto é 3,9%. Já o índice considerado satisfatório preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 0,9%.

Segundo a bióloga e coordenadora da Vigilância Ambiental de Lajeado, Catiana Lanius, o levantamento mostra que quase 97% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências, sendo 16,2% em bromélias e 14,4% em ralos. “Esses dados nos permitem direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas”, explica.

Ao todo foram encontrados 23 focos nos 27 bairros do município. O Bairro Universitário possui o maior número, com 17. Os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde seguem realizando ações de educação e prevenção para impedir o avanço das doenças.

Nesta semana foram feitas ações nos bairros Florestal e São Cristóvão. Na próxima segunda-feira (6/2), elas seguem nos bairros Moinhos e Americano.

Confira no quadro abaixo os principais depósitos e bairros onde foram registrados focos de Aedes aegypti:

BairroNº de focos
Universitário17
São Bento13
Carneiros11
Olarias10
São Cristóvão7
Hidráulica7
Bom Pastor7
Conservas5
Floresta4
Alto do Parque4
Igrejinha3
Florestal3
Centro3
Americano3
Santo Antônio2
Planalto2
Montanha2
Centenário2
Campestre2
Nações1
Jardim do Cedro1
Imigrante1
Conventos1
TOTAL111
Localização dos ovos%
Bromélia16,2%
Ralo14,4%
Balde13,5%
Lona7,2%
Prato de planta6,3%
Bebedouro de animais6,3%
Vaso de planta4,5%
Pneu3,6%
- publicidade -