CIC VT lança campanha Dia Nacional do Associativismo

912
Campanha foi lançada em reunião virtual nesta semana / Crédito: Divulgação

O projeto quer incentivar o associativismo regional por meio do relacionamento com as associadas e com isso, fomentar a cultura associativa, muito presente no Vale do Taquari. A proposta começou a ser estimulada no ano passado entre as entidades filiadas à Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, quando iniciou a coleta de ideias com ações para marcar o dia do associativismo, comemorado em 30 de abril. A campanha foi lançada oficialmente durante reunião realizada de forma virtual, na noite de terça-feira (14/2), com as presenças de presidentes e representantes das associações.

A diretora de Relação com o Associado e Desenvolvimento Associativo, Tania Maria Schardong, ressaltou que, assim como o cooperativismo tem o dia C, a CIC VT quer criar essa cultura, do Dia A. “Nós contamos com cada um dos associados para capitanear nas entidades e incentivar as diretorias a pensar numa atividade para esse dia, a fim de impactar o maior número de pessoas”, avalia.

O presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, afirmou que o associativismo é muito forte, mas nem sempre é dada a devida visibilidade para o assunto. “Precisamos fortalecer a cultura do associativismo para sermos mais respeitados, nós somamos esforços desde a colonização, construindo igrejas, escola. O associativismo foi sempre a força que nos une.”

Outra iniciativa prevista para o ano é a elaboração de uma cartilha para estimular o registro de marcas de empresas. O projeto ainda está em estudo e a coordenação ficará a cargo da diretoria de Inovação. A infraestrutura também entrou na pauta da reunião, o grupo defendeu que o projeto de concessões de rodovias do governo do Estado, referente ao Bloco 2, precisa de aprimoramento.

O consultor da CIC VT, Eduardo Bockel, explicou que as ações poderão ter, dentre outros, objetivos complementares tais como; fomento à cultura do associativismo, estímulo ao empreendedorismo, promoção da sustentabilidade e incentivo ao desenvolvimento social. “Muitas entidades já desenvolvem ações para fomentar o engajamento com a associação, a nossa proposta é que as afiliadas concentrem, ao menos uma das suas ações no mês de abril e a intitule como sendo alusiva ao dia do associativismo. São ações que não serão limitadas apenas às entidades, mas podem envolver tanto os associados quanto a comunidade também.”

- publicidade -