Uma pessoa segue desaparecida após queda de ponte entre RS e SC

631
Crédito: Reprodução

O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) trabalhou, nesta segunda-feira (20/2), nas ações de busca, salvamento e resgate após a queda da Ponte Pênsil entre Torres (RS) e Passo de Torres (SC).

As ações aconteceram junto com todas as vinculadas da segurança pública e com demais órgãos (Prefeitura Municipal de Torres, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Brigada Militar, Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Polícia Civil de Santa Catarina, Instituto-Geral de Perícias e Marinha do Brasil).

No local foi estruturado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI), que é uma ferramenta de gestão integrada entre os órgãos para otimização dos recursos e maior efetividade no atendimento das ocorrências de grande porte.

A BM e o Corpo de Bombeiros informaram que pelo menos 30 pessoas foram resgatadas da água, dezesseis já receberam atendimento médico em Torres e há uma pessoa ainda desaparecida. As buscas continuarão nas primeiras horas desta terça-feira (21/2).

Outros quatro que estavam desaparecidos foram encontrados em casa.

O trecho é ligado por uma ponte pênsil, que é sustentada por cabos, para passagem de pedestres. De acordo com o secretário de Turismo de Torres, Matheus Junges, o acidente aconteceu por volta das 2h30, quando um grupo de pessoas voltava a pé de Passo de Torres para Torres depois de uma festa de Carnaval.

Segundo a prefeitura, cerca de 100 pessoas estavam em cima da ponte, que só tem capacidade para 20 (uma placa no local informa). Não havia fiscalização presente no momento da queda.

A responsabilidade pela ponte, inaugurada na década de 1980, é dos dois municípios, Passo de Torres e Torres. De acordo com o poder público, a manutenção da estrutura estava em dia e a documentação regular, o que permitia a passagem, com segurança, de pessoas. No entanto, a suspeita é que o excesso de peso tenha causado o acidente.

Sem a ponte pênsil, pessoas podem acessar Passo de Torres a partir de Torres, e vice-versa, por meio da ponte José Mário Soares Noronha, bem como via estradas e rodovias.

- publicidade -