Imposto de Renda na atividade rural reúne contadores e agricultores em Estrela

Evento foi uma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS).

400
Com mais de 40 anos de experiência na área, o contador Enio Borges de Paiva foi o palestrante. Créditos: Rodrigo Angeli/AI Estrela

O Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu palestra e dinâmica de grupo sobre a exploração, apuração e informações acessórias sobre o Imposto de Renda na atividade rural. A atividade foi ministrada pelo contador Enio Borges de Paiva, com mais de 40 anos de experiência na área.

O evento ocorreu na sede da E-log, no Porto de Estrela, e além de contabilistas e agricultores, contou com a presença de secretários do Executivo.  

De acordo com Paiva, a economia do Brasil está baseada na agricultura e na pecuária, por isso a preocupação com o gerenciamento de custos nessas atividades. “Geralmente sou convidado a palestrar por entidades ligadas ao campo e grupo de contadores; dificilmente essa iniciativa parte de uma Prefeitura. Vejo desde já que o Governo de Estrela está atento a um tema muito importante e cada vez mais recorrente também no campo”, comentou.

Declara Grãos

Para o contador, a Receita Federal tem estado mais atenta e rigorosa. “Cada dia cresce mais a importância de se estar em dia com o ‘leão’ também no campo, ainda mais depois que o órgão passou a se identificar mais com este viés, a partir da batizada operação Declara Grãos, que já em sua sétima fase levantou vários milhões de crédito recorrentes a produtores irregulares”, explica.

Segundo Paiva, a operação busca todos os agricultores e pecuaristas que declararam valores menores que o devido ou que acabaram tendo declarações e receita incorreta em nome de filhos e outros parentes. Ele lembrou que o IR rural se dá a partir do contribuinte com receita bruta superior a R$ 142.798,50. “Estamos hoje falando nisso de cerca de 37 hectares de soja, de 3,5 hectares de fumo, de uma produção de leite não muito incomum. Trata-se de um valor pequeno em relação ao faturamento que hoje o agro já traz, ainda mais aqui na região, bastante diversificada e de constante produção justamente em seus principais focos, como aves, suínos e leite. Para esse produtor, é de suma importância ressaltar a necessidade de organização, inclusive da contabilidade, com controle bancário, para buscar declarar de forma mais correta possível e evitar problemas”, pontuou. 

Fundos Municipais

O secretário de Agricultura Jonas Sulzbach destacou a importância da agricultura no país e para a região, visto a força do campo em Estrela e sua diversidade. “Nossa intenção foi repassar conhecimento sobre este tema aos agricultores e alertar sobre a necessidade da declaração do IR quando o teto de isenção for superado. Fica a critério de cada um optar ou não pela declaração, assim como a escolha de seu profissional de segurança”, enfatizou.  

Por sua vez, o secretário da Fazenda, Felipe Diehl, comentou se tratar de uma educação social, que busca que o agricultor se torne mais um cidadão a exigir, com mais frequência e compromisso, sua nota fiscal para os mais diversos serviços, custos, compras e vendas ligadas a sua atividade.

Neste sentido, foi ressaltado pelos presentes a importância da destinação de valores devidos do IR aos fundos municipais do Idoso e da Criança e do Adolescente. Segundo estimativas o Executivo de Estrela, a arrecadação para os fundos poderia ser até cinco vezes maior do que a efetuada hoje.      

- publicidade -