Secretário estadual Costella inicia série de reuniões com lideranças do Vale

A comitiva foi liderada por membros dos Executivos de Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Travesseiro, Putinga e Ilópolis.

354
Encontros buscam troca de experiências entre gestores estaduais e municipais. Créditos: Emerson Foguinho/Selt

O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, deu início nesta terça-feira (14/3) a uma série de três reuniões com prefeitos, vereadores e representantes do Vale do Taquari. O ciclo de encontros busca o diálogo e a troca de experiências entre gestores estaduais e municipais sobre as obras em estradas prioritárias na região. O diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino, também acompanhará os encontros.

A comitiva da primeira reunião com o Vale do Taquari foi liderada pelos prefeitos de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, de Nova Bréscia, Ângelo Barbieri Baixinho, de Travesseiro, Gilmar Southier, pelo vice-prefeito de Putinga, Moisés Beltrami e pelo vereador de Ilópolis, Maurício Pinton.

Costella recebeu demandas e detalhou o trabalho do Governo do Estado junto ao setor, apresentando projeções para novos investimentos. “Tenho convicção de que somando esforços, com articulação e trabalho, os resultados serão mais efetivos”, garantiu.   

O secretário também destacou a importância de as lideranças prepararem projetos com as demandas locais com antecedência. “Os municípios têm que se organizar desde agora. Embora não se saiba qual o orçamento para novas obras em 2023, é importante que todos os projetos estejam prontos e cadastrados para quando o governo determinar o montante de recursos a serem aplicados”, esclareceu.

Demandas municipais

O prefeito de Nova Bréscia, Ângelo Barbieri Baixinho, destacou a importância do asfaltamento da ligação entre a cidade e o município de Capitão, uma obra importante para o desenvolvimento do setor turístico e o escoamento da produção da região. Segundo ele, o secretário fez uma grande e detalhada explanação sobre as obras em estradas da região. “Apresentamos a ele também nossas demandas e necessidades. É fundamental essa parceria entre Estado e Municípios. Foi um grande avanço para o Vale do Taquari”, garantiu o prefeito.

O chefe do Executivo de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, destacou a necessidade da ligação asfáltica do município até a BR-386, que é um importante acesso regional e rodovia-chave para o turismo religioso. “Essa ligação não desenvolve apenas uma cidade, mas uma região.”

Já o prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, enfatizou a importância da VRS-811, obra pleiteada desde 1998 e que, juntamente com a ERS-386, pode dinamizar o desenvolvimento de toda a região do Vale do Taquari.

Por fim, o vice-prefeito de Putinga, Moisés Beltrami, apresentou como demanda a pavimentação da ligação da cidade ao município de Relvado, em uma extensão de 10 quilômetros, que, segundo ele, vai dinamizar o turismo local.

- publicidade -