Univates concorre ao Prêmio Melhores do Biogás  

A Univates também é uma das entidades apoiadoras do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participa de atividade do evento programada para o dia 19 de abril. 

578
O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participa de atividade do evento programada para o dia 19 de abril.

Na sua segunda edição, o Prêmio Melhores do Biogás, promovido pelo 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, reconhece os destaques do setor em três categorias: Profissional, Organização e Plantas/Unidades Geradoras de Biogás. A votação para a escolha dos destaques da 2ª edição do Prêmio Melhores do Biogás já está aberta e segue até o dia 31 de março de 2023. A Universidade do Vale do Taquari (Univates) está concorrendo.

A iniciativa do 5º Fórum, realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizado pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), busca dar visibilidade e reconhecimento ao profissional, à organização, além de valorizar plantas/unidades geradoras de biogás, considerando projetos em três áreas produtivas: saneamento, indústria e pecuária. A Univates também é uma das entidades apoiadoras do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participa de atividade do evento programada para o dia 19 de abril. 

Levando em conta as atuações no ano de 2022, os vencedores do prêmio serão conhecidos durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 18 a 20 de abril de 2023, em Foz do Iguaçu/PR. A entrega da premiação ocorrerá em cerimônia oficial no dia 19 de abril.

Concorrentes ilustram potencial da cadeia produtiva do biogás

Os nomes dos concorrentes ao prêmio foram sugeridos na primeira etapa da premiação. A partir das recomendações públicas, uma comissão técnica avaliadora, formada por especialistas do setor, realizou a curadoria das indicações para cada uma das categorias.

O objetivo da categoria é destacar profissionais que ajudaram no desenvolvimento do setor do biogás no País em 2022 e, a partir da atuação, as personalidades nomeadas inspirando, inovando e ajudando a fortalecê-lo, seja por meio de pesquisa, de desenvolvimento e inovação, seja por meio de processos produtivos, na liderança de empresas ou em outras áreas de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A categoria Organização destaca os cases que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e inovação do mercado brasileiro do biogás e biometano em 2022. A nominata envolve empresas e organizações, agências e instituições de financiamento, órgãos e grupos de pesquisa dos setores público e privado ou ainda envolvidos no setor e que promovem direta ou indiretamente a gestão adequada de resíduos, a produção a partir de resíduos e o uso do biogás.

  • Plantas/Unidades Geradoras de Biogás: divide-se em outras três categorias, considerando os substratos para a produção de biogás, sendo o prêmio destinado a projetos do setor que se destacam pela inovação, eficiência e boas práticas na biodigestão, no processamento e uso do biogás e no gerenciamento do digestato. São consideradas plantas que geram energia elétrica, térmica e/ou biometano a partir do biogás.

Indústria: concorrem a EnerDinBo Energia Renovável e a Frimesa Cooperativa Central.
A categoria valoriza o case gerador de biogás a partir de resíduos de indústrias sucroenergéticas, abatedouros, cervejarias, fecularias e outras.

Pecuária: concorrem a Fazenda Trevisan – Bovinocultura Leiteira, a Granja São Pedro – Colombari – Suinocultura e a Master Agroindustrial Ltda. – Suinocultura.
A categoria destaca as propriedades geradoras de biogás a partir de resíduos da produção de suínos, aves, bovinos e outros animais.

Saneamento: concorrem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde – Foz do Iguaçu e a Usina Termelétrica a Biogás (UTB) Ponta Grossa Ambiental.
Nesta categoria, o público votante escolhe a planta ou unidade que gera biogás a partir de resíduos sólidos urbanos ou esgoto.

Sobre o Fórum

Maior evento setorial sobre biogás no Sul do Brasil, a quinta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS e organizada pela Sbera.

A programação ocorre de 18 a 20 de abril e contempla painéis, visitas técnicas e espaço de negócios. O Fórum também reserva espaço para eventos paralelos. As atividades ocorrem em Foz do Iguaçu, no Paraná.

- publicidade -