Quatro projetos estrelenses são pré-selecionados para prêmio nacional de educação do Sebrae

545
Crédito: Governo de Estrela / Arquivo

A edição de 2023 do Prêmio Educador Transformador conta com 2.897 inscritos, um acréscimo de 383% em comparação ao ano passado. Os três estados do Sul do Brasil, além de Rio de Janeiro e São Paulo, compõem o maior número de projetos inscritos, elaborados em todos os níveis de ensino. Já nas fases finais, a pré-seleção apontou quatro projetos estrelenses, participantes da 1ª Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia.

Ao todo, os participantes concorrem a uma vaga entre 70 finalistas das categorias e aos respectivos prêmios, entre eles bolsas de estudo. Os vencedores serão conhecidos no mês de abril e divulgados no Congresso Bett Brasil 2023, entre os dias 9 e 12 de maio, em São Paulo.

As propostas escolhidas foram elaboradas para o Estrelas do Conhecimento, confira quais são:

 – “E se pudéssemos ter uma escola e uma cidade sustentável?” – Categoria Anos Iniciais – Professora Joselaine dos Reis.

– “A Origem da Língua Brasileira dos Sinais”; – Categoria Anos Iniciais – Professora Jeanquele Nicolini Speth, com o auxílio da professora de Libras, Ana Fabíola Diedrich.

– “Os impactos do Covid 19 em crianças e adolescentes do Município de Estrela” – Categoria Anos Iniciais – Professora Isadora Laís Bona.

– “Depressão em idosos” – Categoria Anos Finais – Professora Jamile Barcelos Mallmann.

Reconhecimento x envolvimento

Além da celebração pelo reconhecimento, as autoras destacam estar ainda mais felizes pelo real envolvimento dos alunos e os resultados práticos obtidos pelos trabalhos nas comunidades escolares. Isadora Laís Bona (21) abordou, em seu trabalho, os impactos da covid-19 entre os jovens e afirma que, ao tomar consciência de que havia sido pré-selecionada, ficou com a sensação de dever cumprido.

“Não por ter realizado somente um trabalho, mas sim um projeto que estimulou os alunos à iniciação científica, à busca pelo conhecimento e, principalmente, de alternativas para melhorar a sua própria realidade. Por meio do projeto, as crianças pesquisaram as causas, discutiram as consequências e criaram soluções para os problemas deixados na educação pela pandemia do covid-19”, explica.

Já Joselaine dos Reis (29) trouxe o tema sustentabilidade, e não esconde a alegria e o orgulho. “Ter o trabalho dessas ‘estrelinhas’ e nosso projeto pré-selecionado entre mais de 2,6 mil trabalhos das cinco regiões do país concretiza o que sempre digo: educação de qualidade transforma o mundo. São ideias, desafios e resultados que nos inspiram e nos fazem querer muito mais! Ser professor e oportunizar isso faz valer todos os esforços, pois nossas crianças são o nosso futuro”, comenta.

Questões, respostas e soluções

As outras duas professoras fazem coro às colegas, não somente pelo orgulho da seleção, mas também pelo resultado prático do envolvimento dos alunos. “Fiquei imensamente feliz e orgulhosa ao abrir o e-mail e ver que o nosso projeto estava entre os pré-selecionados. Aprender e difundir o ensino da Libras proporcionou a todos os envolvidos a oportunidade de acolher o colega surdo e compreender melhor a realidade diferenciada e os desafios diários que ele tem”, explica Jeanquele Nicolini Speth (37). 

Jamile Barcelos Mallmann (37) reforça o sentimento. “No nosso caso, um projeto lindo, sensível e inspirador, que trabalhou a depressão em idosos e foi desenvolvido a partir do interesse de três alunas através da vivência delas com suas avós. Percebemos, com o desenvolvimento do trabalho, que a escola deve continuar proporcionando e instigando o senso de pesquisa de temas do interesse dos alunos, mesmo que por vezes estes sejam mais complexos do que eles possam compreender. E é esse o ponto central, pois estimula não apenas a busca por respostas, mas também por soluções”, evidencia.

Prêmio Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador surgiu a partir de uma fusão dos prêmios “Sebrae de Educação”, do Sebrae, e “Professor Transformador”, da Bett Brasil e Instituto Significare. Isso atribui ao projeto maior relevância no mundo da educação em nível nacional e internacional.

A iniciativa da parceria tem o objetivo de promover práticas educacionais transformadoras. Busca reconhecer professores que, a partir de projetos inovadores, encorajam seus estudantes a desenvolver ideias e respostas para problemas reais do cotidiano.

“Dos Vales”

A “2ª Estrelas do Conhecimento dos ‘Vales’ – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia” está agendada para os dias 28, 29, 30 e 31 de agosto no Porto de Estrela. Neste ano, contará com etapa municipal e regional, além de uma minifeira paralela voltada à Educação Infantil. Cerca de 20 municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo negociam a participação. Mais informações no site do evento.

- publicidade -