Prefeitura de Lajeado anuncia medidas de prevenção nas escolas 

O objetivo do grupo é atuar para levar tranquilidade às famílias e demonstrar o empenho dos órgãos públicos e de segurança para garantir a ordem e a normalidade das atividades em toda a rede escolar do município.

281
Crédito: Jornada Edu / Divulgação

Nesta sexta-feira (14/04) o Comitê de Segurança Escolar de Lajeado anunciou novas ações de prevenção contra o risco de ocorrências dentro de ambientes escolares. O objetivo do grupo é atuar para levar tranquilidade às famílias e demonstrar o empenho dos órgãos públicos e de segurança para garantir a ordem e a normalidade das atividades em toda a rede escolar do município.

“Queremos tranquilizar a comunidade e dizer que estamos atuando para garantir a normalidade do excelente trabalho realizado pelas nossas escolas. As forças de segurança e os órgãos públicos estão atuantes e é importante ressaltar que não tivemos registro de episódios de violência na nossa rede e na nossa cidade. Sabemos que as escolas são um ambiente sensível e que devem funcionar sempre dentro da maior segurança. Cabe aos poderes públicos e às forças de segurança oferecerem estas condições, sempre agindo dentro do bom senso e da razoabilidade”, diz o prefeito, Marcelo Caumo.

A rede municipal de educação é formada por 24 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e seis Projetos Vida, somando atualmente mais de 9.800 alunos.

Essas escolas já adotam algumas medidas como: o monitoramento de redes sociais e de conteúdos relacionados a escolas que possam ter algum impacto local, com encaminhamento às polícias dos temas que requerem investigação; encaminhamento de informações relevantes às polícias, quando for o caso; continuidade das ações do Proerd realizadas pela Brigada Militar com o objetivo de prevenir a violência e o uso de drogas; dentre outros.

Ações anunciadas:

– Incremento e qualificação do videomonitoramento interno nas escolas para facilitar identificação de riscos e oportunidades de melhoria da segurança;

– Ampliação do videomonitoramento no entorno das escolas com previsão de abranger as proximidades de 8 instituições de ensino nas próximas semanas;

 – Capacitação de um profissional por escola, com nivelamento de conhecimento e instruções sobre check-list de segurança para apoiar cuidados básicos com a segurança das escolas, com atenção especial para a manutenção adequada dos espaços físicos, o que contribui para a percepção de cuidado e segurança;

– Continuidade das reuniões com os pais para tranquilizar a comunidade escolar e discutir temas relacionados;

– Campanha de divulgação dentro da escola dos canais internos para que a comunidade escolar denuncie potenciais casos de violência, ameaças de alunos, porte de objetos ameaçadores, etc.;

– Substituição da iluminação pública junto às escolas por lâmpadas de LED, que oferecem maior luminosidade, além de menor gasto energético, o que contribui para reduzir o risco de aproximação de indivíduos indesejados e também reduz o risco de depredação dos espaços públicos.

- publicidade -