Secretários municipais de Educação do Vale discutem segurança nas escolas e projetos desenvolvidos

Reunião foi a segunda promovida no ano pela Asmevat.

309
Créditos: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela

Estrela sediou, nesta quinta-feira (20/4), a segunda reunião de 2023 da Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat/RS). Na oportunidade, o assunto principal envolveu a segurança nas escolas, além de ações e projetos desenvolvidos pelos filiados.

A cerimônia foi aberta pela secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, atual presidente a Asmevat. “Os recentes acontecimentos reais em alguns locais do Brasil e também a rápida propagação de notícias falsas e mentiras numa época de internet sem responsabilidade exigem de nós muita tranquilidade. Isso se dá também, e muito, a partir da troca e contrapartida de ideias que uma rede de municípios que são referência na educação, como é a nossa, permite”, frisou.       

Na sequência, foram pauta do encontro assuntos relacionados ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Educação (Conseme), ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) e ao Fórum Estadual Ordinário, programado para os dias 25, 26 e 27 de abril na Feevale, em Novo Hamburgo.

Trabalhos

Em seguida, cases de ações e projetos realizados em Anta Gorda, Arroio do Meio e Bom Retiro do Sul foram apresentados por seus representantes. A secretária de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul, Josi Görgen, avalia a validade dos encontros. “Oportunidades como estas nos permitem a troca de experiências produtivas no sentido de amenizar ou solucionar problemas que são comuns a todos os municípios em temas referentes à educação, além da divisão de angústias. E igualmente são um incentivo e impulso a ajustes que podem ser realizados e ideias que podem ser adaptadas”, comenta.  

No próximo encontro, agendado para dia 18 de maio, mais uma vez na sede da E-log, será a vez de Arvorezinha, Canudos do Vale, Capitão, Colinas e Coqueiro Baixo apresentarem seus projetos.

- publicidade -