Estrela terá Trilha Ecológica próxima ao Rio Taquari

Com parte do caminho suspenso e presença de um mirante e duas “praças”, o objetivo é criar ambientes confortáveis para convívio com a natureza.

478
Obra de 480 metros de extensão está sendo construída e ligará o Parque da Lagoa à Escadaria / Crédito: AI

Com 480 metros de extensão, o Governo de Estrela está fazendo uma Trilha Ecológica. Com parte do caminho suspenso e presença de um mirante e duas “praças”, o objetivo é criar ambientes confortáveis para convívio com a natureza. Além de oportunizar lazer próximo ao Rio Taquari.

Durante essa obra, estão sendo suprimidas espécies exóticas, tais como Ligustros, Uvas-japonesas, Ciprestes e outras que são nocivas ao ambiente local e que podem levar a um nível crítico de desequilíbrio ecológico. “Claro, durante a execução da obra se passa a impressão de destruição de habitat. No entanto, o que vem sendo feito é justamente o contrário. A área está sendo repaginada”, explica o biólogo da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, Émerson Musskopf. Conforme ele, serão substituídas as exóticas por nativas, especialmente as de grande porte, por arbustos e arvoretas adequadas ao ambiente ciliar. “Como ainda estamos no início da obra, alguns têm a impressão de que não é um cenário bonito, mas ao final vão perceber o incremento da natureza que estará sendo feito”, explica.

Ele observa ainda que as obras demandam tempo, recursos e técnicas, que estão sendo empregadas, e que será reconfigurada para um ambiente ciliar ambientalmente adequado e com enorme potencial turístico, ligando ainda mais Estrela ao Rio Taquari.

- publicidade -