Formação do Projeto Ello reúne representantes dos Grêmios Estudantis das Emefs de Lajeado

Dinâmica foi ministrada por Neri da Costa, professor, palestrante e consultor de projetos.

442
Créditos: Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado

Representantes dos Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado participaram de uma capacitação de liderança por meio do Projeto Ello – Estudantes Ligados na Liderança Organizada, da Secretaria Municipal de Educação (SED).

O encontro ocorreu nesta quarta-feira (10/05) e buscou desenvolver a liderança positiva com o grupo, tendo como tema “Grêmio Estudantil: O protagonismo que faz a diferença”.

O Projeto Ello reúne os líderes de turmas semestralmente, com o intuito de formar, preparar e desenvolver a liderança nos estudantes do município. Esta é a primeira ação para abranger também os representantes dos Grêmios Estudantis.

São dois alunos por turma, do 5º ao 9ª ano de todas as Emefs. O projeto é uma parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da ação de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação.

Conforme a orientadora educacional da SED, Lisete Lermen Friedrich, os alunos entenderam como é a atuação de um Grêmio Estudantil e como eles podem colaborar com professores e alunos para ajudar a transformar a comunidade escolar. “Também, ao final, eles recebem desafios para pôr em prática nas suas escolas”, explicou.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, citou que a fase na qual os alunos se encontram é de mudanças, e é preciso ajudar a gerenciar esse processo de crescimento. “Eles passam por uma evolução e, por isso, precisamos ressaltar que eles não percam sua essência e que levem a liderança positiva para o resto de suas vidas. Queremos que eles sejam influenciadores positivos na comunidade escolar e que ajudem colegas e professores a trilhar o caminho do bem”, destacou.

O professor, palestrante e consultor de projetos Neri da Costa explica que o trabalho com esses representantes busca trazer retornos positivos para as escolas. “É um compromisso cívico, social e coletivo nos setores em que eles podem atuar dentro das escolas. Queremos ajudá-los a pensar ideais, trazendo exemplos e usando eles mesmos como exemplo. A ideia é que eles se sintam provocados a desenvolver ações positivas dentro dos espaços em que vivem”, pontuou Costa.

Participação dos alunos

A aluna da Emef Nova Viena, Taylana Luíza Schmeier Herrmann, 14 anos, entrou no Grêmio Estudantil em 2023 e teve interesse em participar para promover mudanças na escola, junto com os colegas. Para ela, o Grêmio Estudantil é um processo de muito aprendizado, pois é preciso trabalhar em grupo e conhecer novas perspectivas.

Já a estudante Alana Vitória Gomes da Silva, de 13 anos, da Emef Alfredo Lopes da Silva, se interessou em participar do Grêmio Estudantil para ajudar a melhorar a escola. “Podemos ouvir a opinião dos colegas e nos reunir com os orientadores e equipe diretiva para debater sobre melhorias. Esses encontros como o de hoje nos ajudam a ter novas ideias para levar aos nossos colegas”, relatou.

- publicidade -