Lajeado lança campanha Maio Laranja para prevenir violência contra crianças e adolescentes

Por meio desta ação, será distribuído material informativo da campanha Faça Bonito, que produz materiais para todo o país abordando o tema.

543
Por meio desta ação, será distribuído material informativo da campanha Faça Bonito, que produz materiais para todo o país abordando o tema. / Crédito: AI

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS), lançou a campanha Maio Laranja, que visa combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes, e também o fluxo de proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Lajeado. O evento de abertura da campanha ocorreu nesta segunda-feira (15/5) no Salão de Eventos do Centro Administrativo da Prefeitura. .

O fluxo de atendimento das demandas envolvendo situações de abuso e/ou exploração sexual infantil e juvenil, mostrado nesta manhã, explica cada etapa de atuação dos órgãos envolvidos na proteção deste grupo, como escuta, medidas de proteção, encaminhamento para assistência, monitoramento do caso, entre outros, envolvendo o trabalho de Conselho Tutelar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e outras instituições.

A secretária do Desenvolvimento Social, Céci Maria Rodrigues Gerlach, comenta que a campanha é uma data triste em razão dos acontecimentos que envolve, mas que é preciso trabalhar para transformar esses fatos em sorrisos. “Nosso compromisso é com a vida das crianças e dos adolescentes. Estamos aqui para reforçar a proteção à vida. O Estatuto da Criança e do Adolescente existe para designar o compromisso de cada pessoa e cada órgão para a segurança desse grupo e, ainda assim, são necessárias mais leis para evitar casos como da Araceli Crespo, Bernardo Boldrini, Ágatha Vitória e tantas outras crianças que sofreram algum tipo de violação. Devemos entender os casos e agir”, destaca.

Conforme a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Weber, é dever dos órgãos trabalhar para evitar a revitimização das crianças e adolescentes, causada quando estas são submetidas a discursos ou procedimentos desnecessários, repetitivos e invasivos. “Com o fluxo, queremos oferecer um atendimento para que a criança e o adolescente sofram o quanto menos com os danos já ocorridos. Por isso, precisamos de todas as entidades trabalhando juntas com o mesmo objetivo”, cita Bárbara.

A campanha

O município, por meio da Lei Municipal nº 11.213, de 18 de agosto de 2021, realiza ações do “Maio Laranja”, mês de prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por meio desta ação, será distribuído material informativo da campanha Faça Bonito, que produz materiais para todo o país abordando o tema. O material é produzido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil e pode ser usado por qualquer entidade. Para informações sobre a mobilização e os materiais, acesse facabonito.org

A programação segue esta semana com visitas a escolas, participação na sessão da Câmara de Vereadores e ações em semáforos da cidade. As atividades nos semáforos ocorrem na quinta-feira, 18/05, na esquina da Avenida Piraí com a Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro São Cristóvão; na confluência das ruas Júlio de Castilhos, Benjamin Constant e Alberto Pasqualini, no bairro Centro; e na esquia das ruas Arnoldo Uhry e João Fernando Schneider, no bairro Jardim do Cedro.

Programação em Lajeado:

16/05 – Participação na Sessão da Câmara de Vereadores

17/05 – Visita às escolas municipais para divulgação e sensibilização com entrega de material informativo

18/05 – Ações em semáforos da cidade nos bairros São Cristóvão, Centro e Jardim do Cedro

- publicidade -