Teutônia inicia Projeto de Prevenção à Obesidade Infantil

A ação será realizada em sete escolas identificadas com os maiores índices de obesidade infantil no município.

355
Créditos: Divulgação / Prefeitura de Teutônia

As Secretarias de Saúde e Educação de Teutônia firmaram parceira com o Saúde Univates para desenvolver um novo projeto visando a promoção da segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar.

A proposta integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e busca incentivar a alimentação saudável e a prevenção à obesidade infantil.

A primeira etapa consiste na sensibilização da comunidade escolar, a fim de desenvolver um trabalho conjunto entre famílias e profissionais da educação. As reuniões aconteceram nos dias 4 e 11 de maio, nas Emefs Bento Gonçalves, Dom Pedro I Professor Teobaldo Closs, com a participação de psicólogos, nutricionistas e educadores físicos da Univates.

Na oportunidade foram apresentados o objetivo do projeto, bem como o fluxograma das ações educativas e dos encontros. Também foram explicadas as contribuições e tarefas de cada um no processo com as crianças.

Na sequência, os profissionais realizarão encontros de educação alimentar com as crianças dos 3º e 4º ano do Ensino Fundamental das escolas, no período de dois meses, de acordo com cronograma estabelecido pelo grupo de trabalho do PSE e Univates.

Créditos: Divulgação / Prefeitura de Teutônia

Esta ação será realizada em sete escolas, onde, em 2022, foi identificado pelo grupo o maior índice de obesidade infantil no município. Aproximadamente 200 crianças participarão desta primeira fase.

O prefeito Celso Forneck ressaltou a importância do projeto. “As equipes do Programa Saúde na Escola têm acompanhado o aumento de casos de obesidade na infância, uma realidade que pode ser revertida por meio de um projeto de prevenção. Para isso, é preciso o envolvimento de toda a rede de apoio da criança, principalmente da família e profissionais da educação”, reforçou.

- publicidade -