Posto do Centro, em Lajeado, abrirá neste sábado para vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde liberou as doses para a comunidade em geral no início da semana.

249
Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado

A Unidade de Saúde do Centro, em Lajeado, terá atendimento especial neste sábado (20/5). A ação da Secretaria de Saúde busca facilitar o acesso da população à imunização, com foco na campanha de vacinação contra a gripe. O horário de atendimento será das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia.

Histórico

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciou em abril. Até o momento, a estimativa é de que cerca de 33% dos grupos prioritários foram imunizados, sendo que em crianças a cobertura é de apenas 16%.

Nesta semana, foram liberadas as doses de vacina da campanha para a população em geral. Até então, apenas os grupos prioritários podiam ser imunizados.

A ampliação do público-alvo foi uma medida do Ministério da Saúde em razão da baixa procura pela imunização e pelo considerável aumento do número de casos.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, o município apresenta um aumento na confirmação de Síndromes Gripais (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) causados pelo vírus Influenza A H1N1.

Durante a semana, as doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde de Lajeado. Confira mais detalhes no site da Prefeitura.

- publicidade -