Paverama estuda implantação de Escola Cívico-Militar

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa.

251
Créditos: Divulgação

O município de Paverama está em fase de estudos de implementação da Escola Cívico-Militar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prudêncio Franklin dos Reis, Gonçalina Pinto Vilanova e Reinaldo Markus.

Nos próximos dias, a Secretaria de Educação de Paverama irá até Porto Alegre para levar a documentação necessária à Secretaria Estadual de Educação, de forma a dar continuidade na implementação deste projeto de escola no município.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

De acordo com o programa, os alunos devem utilizar uniformes padronizados. Estes serão pagos em uma parceria entre pais, setor privado e poder público.

O regimento interno que será elaborado e aprovado pelos pais é que dará as diretrizes a serem tomadas. Neste regimento, é estabelecido o uso de uniformes, o que ocorre quando o aluno chega sem uniforme e outras atividades a serem implantadas, como o cantar do Hino Nacional, entre outros. Haverá como monitor um soldado da reserva (aposentado), que estará orientando e acompanhando diariamente os alunos.

Visitas

Na sexta-feira passada (19/5), o secretário de Educação, Cultura, Lazer e Desporto de Paverama, Flávio Nirceu Jung, direção e coordenadores pedagógicos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Prudêncio Franklin dos Reis, de Morro Bonito, Gonçalina Pinto Vilanova, da Cidade Baixa e Reinaldo Markus, de Fazenda São José estiveram em Sapucaia do Sul acompanhando a formatura de Recepção aos Novos Alunos da Escola Cívico Militar do município.

Créditos: Divulgação
- publicidade -