Alunos de Imigrante reativam horta do Centro de Atendimento Integrado

O plantio das mudas foi realizado pelos alunos das turmas do 3° e 4° com a supervisão e coordenação da Emater do município.

241
O plantio das mudas foi realizado pelos alunos das turmas do 3° e 4° com a supervisão e coordenação da Emater do município./ Crédito: AI

Na semana passada, os alunos do Centro de Atendimento Integrado (CAI) reativaram a horta da escola de Imigrante. Orientados pela coordenadora Amanda Wunder, pela servidora Marlene Tirp e pelos extensionistas da Emater Cristiane Dexheimer e Maciel Budde, os jovens passaram algumas semanas preparando o espaço e canteiros.

O plantio das mudas foi realizado pelos alunos das turmas do 3° e 4° com a supervisão e coordenação da Emater do município. “A Emater tem sido nossa parceira desde o ano passado, todas as sextas-feiras os alunos participam de uma oficina onde são transmitidos conhecimentos sobre a vida rural de um modo geral”, explica Amanda.

“O projeto se desenvolve durante o ano e temos atividades todas as sextas pela manhã, os alunos têm contato com diversas questões do meio rural: plantas bioativas, plantas alimentícias, implantação de pomares, horta, visitas a propriedades, importância da água na propriedade, cuidados com o solo, melhores épocas de plantio, entre outros”, relata Cristiane.

Um dos objetivos também é valorizar de onde vem o alimento de cada dia, estimular a produção para o autoconsumo e também valorizar as espécies possíveis de serem produzidas no município sem utilização de agrotóxicos. “Fomentamos o cultivo em casa de frutas e hortaliças da época, que irá se refletir em uma alimentação saudável e em harmonia com a natureza”, conclui a coordenadora da Emater.

- publicidade -