Associação dos Secretários de Educação do Vale visita pasta estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia

Dirigentes conheceram o programa Educar para Inovar, realizado em parceria com a pasta da Educação

211
Crédito: Divulgação

Buscando fortalecer a educação nos municípios da região, a Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat) promoveu, na semana passada, um encontro na Secretaria de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, em Porto Alegre. Representantes de 12 municípios participaram da reunião.

O objetivo foi de que os dirigentes pudessem conhecer o programa Educar Para Inovar, realizado em parceria com a pasta estadual de Educação. A proposta visa à transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos.

Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes.  

Dessa forma, o programa procura contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o profissional do futuro, como solução de problemas complexos, pensamento crítico, empatia, inteligência emocional, bom senso e tomada de decisão, negociação e flexibilidade cognitiva.

A iniciativa tem articulado parcerias estratégicas com entidades alinhadas a essas diretrizes e realizado o mapeamento e reconhecimento de escolas, alunos, professores e demais envolvidos com o eixo inovação na educação.

A secretária de Educação de Estrela e presidente da Asmevat, Elisângela Mendes, destacou a importância de buscar novos conhecimentos e parcerias para qualificar a educação no Vale. “Procuramos compartilhar bons projetos e firmar parcerias para que todos os municípios se desenvolvam cada vez mais na educação, qualificando a formação de nossas crianças e jovens”, enfatizou.

- publicidade -