Nível do Rio Taquari recua e famílias lajeadenses devem retornar para casa nesta sexta-feira

O Rio Taquari teve a cota máxima (22,19 metros) nesta quinta-feira, na medição das 18h45.

582
Rua Décio Martins Costa, mais conhecida como Rua do Valão. Crédito: AI Prefeitura de Lajeado / divulgação

O nível do Rio Taquari segue baixando em Lajeado e, às 9h45 desta sexta-feira (14/7), atingiu a marca de 19,93 metros. baixando 25 centímetros em uma hora.

Desde a madrugada de quinta-feira (13/7), 45 famílias foram retiradas de suas casas e acolhidas pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Parque do Imigrante, por conta da cheia. São cerca de 135 pessoas abrigadas no local.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, assim que o rio chegar aos 19 metros, que é o nível de segurança, já serão oferecidos caminhões para as famílias retornarem para suas casas. “O nível do rio começou a baixar na noite dessa quinta-feira e segue recuando durante a sexta-feira. A previsão é que ele atinja os 19 metros na tarde de hoje”, informa.

As famílias abrigadas recebem café da manhã, almoço e janta no abrigo do Parque do Imigrante. Além destas pessoas, cerca de 50 famílias foram para as casas de parentes ou amigos.

As amigas Alana de Farias e Clarice Pereira Lopes são moradoras do Bairro Centro e ambas saíram de casa, pois a cheia atingiu o pátio das suas casas. Conforme Clarice, a água não chegou a atingir a casa, mas por conta dos filhos, foi perigoso permanecer no local. “Aqui no abrigo estamos sendo muito bem atendidos. Conseguimos tirar os móveis e eletrodomésticos de casa e estamos aqui aguardando o rio baixar”, relata Clarice.

O Rio Taquari teve a cota máxima (22,19 metros) nesta quinta-feira, na medição das 18h45. Com isso, esteve 9,19 metros acima do nível normal no município de Lajeado, que é de 13 metros. A cota de inundação para retirada das famílias de residências é de 19 metros.

Ruas que seguem bloqueadas

Centro:
– Rua Décio Martins Costa
– Rua Júlio May
– Rua Francisco Oscar Karnal
– Rua Carlos Spohr Filho (junto à Francisco Oscar Karnal)

Bairros:
– Rua Arnoldo Uhry, Jardim do Cedro / Moinhos

- publicidade -