Bombeiros Militares e Prefeitura de Lajeado lançam o projeto Bombeiro Mirim

Cerca de 30 alunos da Emef Dom Pedro I, com idades entre 10 e 12 anos, participam da 1ª edição.

538
Crédito: Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado

O Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado, em parceria com o Município, por meio da Secretaria da Educação, lançou o projeto educacional Bombeiro Mirim em cerimônia na tarde desta quarta-feira (19/7) na Praça da Lyall.

Participaram da solenidade a vice-prefeita, Gláucia Schumacher e os secretários de Educação, Adriana Vettorello, de Segurança Pública, Paulo Locatelli, e de Obras e Serviços Urbanos, Fabiano Bergmann, além de estudantes, familiares, representantes de empresas parceiras do projeto e dos órgãos de segurança pública.

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Pedro I, com idades entre 10 e 12 anos, participam da 1ª edição do projeto no município.

O educandário foi escolhido pela Secretaria de Educação, e os alunos interessados deveriam se inscrever para participar. Serão encontros semanais no contraturno escolar.

A primeira aula ocorreu na semana passada, e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado, que fica no Bairro Montanha.

As aulas abordam diferentes temas e treinamentos, como prevenção de incêndios, afogamento, acidentes, saúde física, preservação do meio ambiente, primeiros socorros e segurança no trânsito, entre outros.

O projeto visa a promover a consciência de riscos, preparação para agir em situações de emergência, estimular a consciência de cidadania e a preservação ambiental.

O capitão e comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militares de Lajeado, Thalys Rian Stobbe, explica que a proposta visa ainda apresentar os valores que os bombeiros trabalham no dia a dia, como civismo, honra, lealdade, companheirismo, disciplina, hierarquia e preservação.

Queremos formar jovens replicadores de responsabilidade prevencionista. Os desafios não serão fáceis, mas acreditamos que ajudarão no crescimento pessoal dos alunos, desenvolvendo a disciplina consciente e o exercício da coragem”, completa.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, destaca que são muitas mãos assumindo a responsabilidade de oferecer um curso como esse para os alunos da rede municipal. “O projeto Bombeiro Mirim corresponde ao trabalho realizado na grade curricular do Ensino Fundamental do Município. O projeto vai estimular e provocar os estudantes a se desafiarem, e isso faz parte da educação integral, porque nós procuramos desenvolver todas as potencialidades dos nossos alunos”, avalia.

Participação

A aluna Pietra Machado do Couto, de 11 anos, contou que teve interesse em participar pelo desafio. “É algo que parece uma aventura, pois sempre vamos aprender coisas novas. E aprender algo diferente é sempre bom. Na semana passada tivemos a primeira aula e eu ainda não conhecia o quartel, só tinha ouvido falar de como era o local. Foi muito legal ver os caminhões e os bombeiros de perto. Já gostei da primeira experiência” relata.

O projeto Bombeiro Mirim é uma parceria entre Corpo de Bombeiros Militar e Prefeitura Municipal. A Secretaria de Educação fornece o transporte e a alimentação. As empresas Construtora e Incorporadora Lyall e G Comunicação e Marketing forneceram os uniformes para os alunos do projeto.

Crédito: Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado
- publicidade -