Paverama realiza na próxima semana a 3ª etapa do LIRAa

A Secretaria da Saúde pede que os munícipes recebam os agentes de Endemias em suas casas.

554
Crédito: Pexels

O Município de Paverama dará início, a partir da próxima segunda-feira (7/8), à 3ª etapa do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A atividade se estenderá até a sexta-feira, dia 11 de agosto. Os agentes de Endemias visitarão os bairros Centro, Morro Bonito, Cidade Baixa, Fazenda São José e Posses.

O LIRAa consiste em permitir o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. O objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção ou ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

A Secretaria de Saúde pede aos munícipes que recebam os agentes de Endemias em suas casas para que estes possam procurar focos de vetores de larvas e fazer a coleta de amostras.

Nas vistorias, os agentes buscam focos do mosquito Aedes aegypti em locais e objetos que podem acumular água. Depois, esses dados são analisados em laboratório e tabulados, para que seja calculado o Índice de Infestação Vetorial Predial (IIVP). Com o LIRAa, também é possível identificar quais são os criadouros mais comuns do mosquito, bem como as regiões e bairros com maior infestação.

Na primeira etapa, realizada de 16 a 20 de janeiro de 2023, foram encontradas no município seis larvas e duas pupas do Aedes aegypti no Centro, dentro de uma caixa de coleta de água da chuva, e oito larvas e uma pupa em um balde no Morro Bonito.

- publicidade -