Postos de Saúde de Lajeado terão ações alusivas ao Agosto Dourado

A campanha mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno durante todo o mês de agosto

605
Posto de Saúde de Conventos / Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Secretaria de Saúde (Sesa), realiza o “Agosto Dourado”, campanha de conscientização sobre o aleitamento materno, com ações nas unidades de saúde. A campanha mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno durante todo o mês de agosto.

A campanha tem como objetivo combater a desinformação sobre o tema e ajudar mães com dificuldades ao longo desse processo. Conforme a nutricionista da Sesa, Luana Maria Wollinger, o leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. “A campanha mundial do “Agosto Dourado” tem foco no fortalecimento, conscientização e esclarecimento de informações sobre a amamentação. Em consultas das gestantes em pré-natal já se fala sobre o assunto, com orientações e incentivo para a amamentação”, explica a nutricionista.

É recomendado que haja aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e que seja incentivado até os dois anos ou mais.

As unidades de saúde prepararam murais informativos e programações especiais para receber a comunidade. As nutricionistas promoverão momentos de conversa com a comunidade nas salas de espera, enquanto pacientes estão aguardando consulta. “Além da programação, vamos reforçar com os grupos de gestantes, que já existem nas unidades de saúde, sobre a importância desse período, que traz tantos benefícios para a saúde do bebê”, ressalta Wollinger.

Tratamento com laserterapia

A unidade de saúde do São Cristóvão oferece o tratamento de laserterapia mamilar. Trata-se de um tratamento clínico que possui efeitos como restauração de função celular, redução da dor, da inflamação e na melhora do reparo tecidual, fazendo com que os traumas mamilares de puérperas tenham uma cicatrização mais rápida e permitam a estas mulheres amenizar a dor ao amamentar.

Pacientes que necessitam deste tratamento poderão ser encaminhadas por todas as Unidades de Saúde do município para a unidade do São Cristóvão.

- publicidade -