2º Sarau de Oportunidades de Lajeado iniciou nesta terça-feira

As atividades ocorrem ainda nesta quinta-feira (17/8) e sexta-feira (18/8)

551
Oficina Entrevista de Emprego / Crédito: Rafael Scheeren Grün

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Espaço da Cidadania, e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), deu início nesta terça-feira (15/8), à segunda edição do Sarau de Oportunidades. A primeira atividade do sarau foi realizada junto ao Cras Espaço da Cidadania, no Centro, com a oficina “Entrevista de Emprego”, promovida pelo Centro de Integração Empresa–Escola (Ciee), com o intuito de preparar as famílias para o encontro com as empresas no Sarau, que ocorre na sexta-feira (18/8). Dicas de como se portar e se apresentar foram repassadas pela representante do Ciee, Carine Alves. 

As atividades ocorrem ainda nesta quinta-feira (17/8) e sexta-feira (18/8). As ações visam incentivar as famílias acompanhadas nos serviços a se qualificarem para as oportunidades e aproximá-las do mercado de trabalho. Na quinta-feira (17/8), às 14h, será realizada a oficina “Empreendedorismo”, ministrada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para usuários interessados em empreender. Já na sexta-feira (18/8), às 10h, ocorre o Sarau de Oportunidades com cadastro em empresas parceiras, orientações sobre qualificação e inserção ao mercado de trabalho. Ambos os eventos ocorrem no Laboratório de Inovação Governamental e Social (Labilá), localizado na Rua Marechal Deodoro, 379, em frente à Praça do Chafariz.

“Será uma grande oportunidade para os interessados que são acompanhados nos serviços terem acesso a um emprego”, afirma a assistente social e coordenadora do Cras Espaço da Cidadania, Fátima Luciane Machado.

A psicóloga do Cras e uma das organizadoras do projeto, Ane Lis Schardong, afirma que o Sarau foi criado em 2022 a partir das demandas identificadas em encontros dos grupos de acompanhamento familiar e será ampliado nesse ano. “Nos grupos as famílias verbalizavam a dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, e sabemos que o desemprego contribui para a situação de vulnerabilidade em que essas famílias se encontram. Assim, planejamos um momento para aproximar as famílias acompanhadas com as empresas. Neste ano vamos realizar o evento em um espaço maior, com o intuito de também receber as famílias atendidas nos demais serviços da rede socioassistencial, bem como o público em geral”, ressalta a psicóloga.

Estão confirmadas as participações de entidades como Ciee e Sebrae, além da presença de empresas do município, como Imec Supermercados e Florestal Alimentos.

Podem participar das oficinas usuários do Cras Espaço Cidadania (Centro), Espaço de Todos Nós (Santo André), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e do Centro de Referência Vestir&Ser. 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas em ambos Cras, já que as vagas são limitadas. Já o Sarau, na sexta-feira (18/8), tem programação aberta ao público em geral a partir das 12h.

Programação:

  • Quinta-feira (17/8), às 14h – Oficina “Empreendedorismo
  • Sexta-feira (18/8), às 10h – Sarau de Oportunidades para famílias acompanhadas nos serviços da SMDS
  • Sexta-feira (18/8), às 12h – Sarau de Oportunidades para o público em geral 
- publicidade -