CIC VT promove 3º Encontro dos Executivos e Presidentes

Evento ocorreu nesta quinta-feira (31/8) e apresentou casos de sucesso das entidades filiadas.

332
Crédito: CIC VT / Divulgação

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) propiciou às entidades associadas, nesta quinta-feira (31/8), um momento para troca de informações e conhecimento. O 3º Encontro dos Executivos e Presidentes ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E).

De acordo com o presidente da entidade regional, Ivandro Carlos Rosa, há um aprendizado, no sentido de agregar soluções assertivas de uma associação que pode ser replicada em outra. “Podemos ver claramente que nesse terceiro encontro já há resultados a serem demonstrados que foram testados após as primeiras experiências”, disse.

O encontro contou com a presença de representantes de nove entidades locais, e a programação incluiu a apresentação de três casos. O evento foi organizado pela diretoria de Relacionamento da CIC VT. A diretora da pasta, Tania Schardong exaltou o engajamento das associadas, o compartilhamento de experiências e o aprendizado.

Já também diretor da pasta, Claus Wallauer, garantiu que o terceiro encontro foi um dos mais impactantes. “Me chamou bastante atenção a presença de mais entidades participando, se comparado com eventos anteriores. O nosso propósito é trocar experiências e como entidade regional buscar a sinergia, a união dessas entidades.”

Casos de sucesso

Núcleos – ACI-E

A executiva da ACI-E, Bernardete Rissi apresentou uma das iniciativas que tem participação ativa em todas as ações da entidade e que ganha cada vez mais força na ACI-E: a implantação dos Núcleos do Programa Empreender. Atualmente são seis grupos que reúnem quase 120 empresas associadas: Mulheres Empreendedoras SuperAção; Saúde do Vale; Jovens Empreendedores; Turismo – Gastronomia e Hotelaria; Turismo – Atrações, Eventos e Negócios e Desenvolvimento Humano.

Rissi afirmou que além de desenvolver novas lideranças, os núcleos levam o espírito associativista para fora da entidade e isso resulta em novos associados. “ A metodologia tem mais de 20 anos e está em todo Brasil e na América Latina. O objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas. O mais importante é a convivência e a troca de experiências entre os nucleados. Quando a empresa passa a fazer parte do núcleo, ouve o que o colega está enfrentando e identifica as causas para buscar uma solução em conjunto.”  

Fontes de receitas – CIC Teutônia

O gerente financeiro e eventos da entidade local, Alexander Blömker, apresentou primeiro como a fusão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teutônia (CDL) e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teutônia (ACIAT) em 1999, e a implantação do planejamento estratégico foram fundamentais para tornar a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia sustentável.

A entidade é uma das mais representativas do município e conta com 530 associados. Blömker falou sobre as fontes de receitas, como as campanhas promocionais, convênios, saúde ocupacional, locações de espaços, plano de telefonia móvel, treinamentos e os eventos. “A Festa de Maio é o nosso principal evento. Mas o mais rentável para a CIC Teutônia é o SCPC.”

Projetos de captação – CDL Lajeado

A diretoria executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lajeado, Soraide Graf, apresentou como é feita a captação de projetos mantidos pela entidade local, os desafios e projetos para 2023. “Nosso projeto, o espetáculo de natal, envolve crianças e adolescentes de várias cidades da região. A nível estadual, no ano passado tivemos a nota cinco, que é a nota máxima dentro dos projetos culturais. Somente três no Estado conseguiram alcançar essa pontuação.” Ela frisou ainda que é preciso ter credibilidade e um bom relacionamento para garantir a continuidade dos projetos.

No fim do evento, o consultor Eduardo Böckel falou sobre o desafio das entidades em conseguir lideranças dispostas a assumir diretorias e relatou a construção do regimento interno da CIC VT.

- publicidade -