Enchente no Vale do Taquari chegará à marca histórica

7254
Acesso à Ponte Seca, Havan, em Lajeado / Crédito: Marcos Vinícius Bilhar

A equipe do Grupo Popular de Comunicação segue acompanhando as enchentes do Rio Taquari desde a tarde dessa segunda-feira (4/9). O nível da água segue subindo em Estrela e Lajeado. A última leitura, às 6h45, registrou 27,20 metros, conforme medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Em Encantado, Rio Taquari estabilizou por volta de 1h30 da madrugada. Já é a 11ª maior enchente. Superou a marca de 27 de outubro de 2008, quando atingiu 26,65 metros em Estrela. Nas próximas 2h pode superar a marca da enchente de 9 de julho de 2020, quando atingiu 27,39 metros.

As cidades de Roca Sales, Encantado e Muçum foram as mais atingidas. Famílias estão ilhadas e presas em suas residências esperando resgate. Casas foram destruídas e levadas pela força das águas.

Em Estrela e Lajeado já foram resgatadas mais de centenas de famílias e há diversas vias/ruas interditadas. No Bairro Montanha, em Lajeado, no Centro Recrie, estão sendo coletados colchões e cobertores. Assim como móveis, eletrodomésticos, itens para casa, roubas, banho, alimentos e itens de higiene.

A cidade de Estrela solicita aos proprietários de barcos e lanchas que ajudem no resgate de moradores no Loteamento Marmitt, Bairro Moinhos. Também é solicitado a doação de leite para as famílias abrigadas no Ginásio Municipal Ito Snel.

A cidade de Colinas também se encontra em uma situação vulnerável e solicitada a ajuda de proprietários de barcos e/ou lanchas para resgate de pessoas ilhadas no trecho entre Colinas e Estrela.

As aulas na rede municipal estão suspensas em Teutônia, Estrela, Lajeado, Arroio do Meio e Encantado.

Em Teutônia, segundo informações da Defesa Civil, o nível da água baixou, e não há nenhum ponto interditado.

- publicidade -